Acesso Restrito ACESSAR PAINEL DE PEDIDOS
27
Jun

Bios, Efi e UEFI Conhecendo os principais defeitos de Notebooks. - 27/06/2015 09:59:37

Olá, quem nunca escutou aquela piadinha que o problema do computador é BIOS ( bicho ignorante operando o sistema ) ... Brincadeiras a parte vamos abordar um assunto um pouco obscuro e mais técnico tentarei ser o mais explicativo possível para você cliente tentar entender esse termo caso algum técnico comente sobre esse defeito com você ... bom BIOS em inglês significa:  Basic Input/Output System ou traduzindo ao pé da letra Sistema Básico de Entrada e Saída.

O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.

Antigamente era muito comum os problemas de BIOS pois as placas eram projetadas para várias séries de processadores e assim quando a INTEL ou AMD lançava um novo modelo para ele ser suportado era necessário atualizar o BIOS para o mesmo ser reconhecido ... e o processo de atualização não pode ter nenhum erro, se ocorrer a placa mãe ficará inutilizada.

Sua função é unificar todo o hardware antes de carregar o sistema operacional , falando didaticamente é ele quem "organiza a casa" antes do windows iniciar, presente desde os primórdios dos computadores. 

E assim era muito raro pegar uma placa com um defeito de BIOS causado "naturalmente" 90% eram de usuários que não conseguiram atualizar a sua placa mãe para suportar um novo modelo de processador, os outros 10% ficavam com usuarios que desconfiguravam ou colocavam senha na bios e esqueciam. Tendo que resetar os parametros ou até mesmo regravar o chip

Em notebooks, como a gama de processadores é bem mais limitada esse recurso de atualizar o BIOS é um pouco mais limitado nesse sentido, mas as atualizações de BIOS em notebooks são de extrema importância, puxando na memória me lembro de uma BIOS para HP dv6000 que aumentava a velocidade de trabalho do cooler para o notebook trabalhar mais frio e tensões mais baixas gerando um aquecimento menor, e isso foi apenas um exemplo.

Então em uma nova versão de BIOS o fabricante corrige erros e faz ajustes nos parâmetros de funcionamento no hardware ok.

O EFI ou UEFI é uma versão mais sofisticada do BIOS corrigindo várias de suas limitações implementada pela primeira vez pela apple em 2006 o EFI é presente em todos os aparelhos dessa nova geração "Windows 8 " permitindo muitos outros recursos técnicos ( não vou entrar no assunto , se quiser ler mais acesse o link aqui )

creditos: http://www.focoemtecnologia.com.br/como-otimizar-o-windows-8-e-deixa-lo-mais-estavel/O que temos reparado é que a incidência de curtos no chip ou bios corrompida nessa nova geração está atingindo um patamar fora do comum, um notebook de geração anterior que dava muito problema de BIOS em curto era o HP G42 intel que por super aquecimento dava problema no software por desligamento precosse do sistema, posso estar enganado mas acredito que parte dessa nova geração de BIOS defeituosas é por conta no novo sistema de desligamento do windows 8 que cria um arquivo de inicialização , fazendo o sistema iniciar muito mais rápido.

O nome desse recurso é Inicialização Rápida e vem ativado por padrão no Windows 8. mas é possível desativar esse recurso nas Opções de Energia do Painel de Controle. na barra lateral esquerda selecionar ação do botão de liga e desliga e desmarcar a caixinha da inicialização rápida, ou você pode de vez em quando reiniciar a máquina.

Não temos mais nenhuma dica além dessas acima para prevenir isso, talvez ao invés de utilizar o recurso de inicialização rápida para ter um boot rápido você possa adotar um SSD e desligar esse recurso do windows 8 conseguindo um boot rápido e seguro, mas existem muitos técnicos que acabam condenando a placa mãe do aparelho e trocando por uma nova , sendo que o problema é "facilmente" resolvido por um profissional capacitado.

Assista abaixo um vídeo reparo de um aparelho com problema de BIOS com defeito.


31
Mai

Formatação, Vírus , adwares , spywares e outros. Conhecendo os principais defeitos de Notebooks. - 31/05/2014 19:02:13

Vírus, Spywares, Trojans, Adwares, Malwares e outros nomes que fazem medo estão cada vez mais atacando usuários de notebooks, computadores sob o ambiente Windows ...

Eles podem fazer de tudo, onde o único limite é a imaginação dos cabeças por trás o código malicioso, vale ressaltar que nenhum sistema é seguro e por este motivo existem as atualizações tanto para o sistema em sí quanto para os programas instalados, uma vulnerabilidade do JAVA por exemplo pode fazer um cracker roubar informações de seu aparelho. E isso é só um exemplo.

O que é certo é que à cada dia vem aumentando o numero de aparelhos inutilizáveis por questão de adwares e vírus, a grande maioria por parte do usuário que fica baixando e instalando programas e não lê as caixas de texto onde o instalador oferece algum outro programa ou serviço embutido, e assim lá se vão páginas iniciais de navegadores, configurações de rede, busca e com o tempo denegrindo o desempenho da máquina, É engraçado que sites renomados como BAIXAKI E SUPER DOWNLOADS que sempre foram referência de credibilidade são os maiores " espalha adwares " da internet brasileira, programas como PC BACKUP , YET ANOTHER CLEANER , VUUPC, MY PC BACKUP, REGISTER BOOSTER e muitos outros frequentemente instalados em máquinas que estão em manutenção vieram de algum programa ou jogo baixado nesses sites, denegrindo absurdamente o desempenho da máquina,( se quiser ler mais um pouco sobre esses tais programas clique aqui )quando este aparelho chega em nossas mãos chega cheio de propagandas, travando , lento e para alguns casos não há solução a não ser FORMATAR.

O grande problema desses adwares e spywares é que os mesmos são induzidos a você instalar eles sem perceber , em atualizações ou instalações de programas leia as caixas de texto e preste bastante atenção aos botões de avançar e aceitar , eles podem mudar de local sem que você perceba, induzindo o usuário ao erro e instalando sob sua "autorização", fazendo com que os anti-vírus nada possam fazer pois você autorizou tal programa a ser instalado. Veja o vídeo mais abaixo e repare como os botões mudam de nome e posição. Fique atento!!!

Somos uma empresa contra a formatação,  somos da opinião que a formatação é a última opção pois a cultura do formatar aqui no brasil é muito forte, e isso acaba atrapalhando a experiência à longo prazo. Se o office não abre mais = FORMATAR , se os navegadores não acessam mais a internet = FORMATAR ... e por ai vai, e não se descobre o real motivo do porque isso aconteceu e sua solução.

Existe também o fato de que quanto formatamos um aparelho mesmo fazendo o backup, dependendo do uso do equipamento a formatação se torna um pesadelo onde configurações de compartilhamento, senhas , credenciais , certificados digitais, computadores cadastrados em sites de banco e outros vão se embora causando transtorno para o usuário.

Então o que o usuário pode fazer para se prevenir ?


Antes de tudo mantenha seu antivírus atualizado em sua versão de programa e database de vírus, é bem comum os aparelhos entrarem com o Avast em sua versão 7 ou o AVG na versão 2012 ou 2013 , isso quando o mesmo não está expirado.

Faça periodicamente um escaneamento completo no sistema,  recomendamos 1x por semana, a base de dados de vírus é atualizada constantemente e dentro dessas atualizações podem estar vacinas para dezenas de centenas de milhares de vírus descobertos. E que talvez você já tenha sido infectado e o vírus esteja ativo no sistema.

Faça também um escaneamento com um anti-spyware como o SPYBOOT search and destroy ou o NORTON power eraser ( ambos gratuitos clique para saber do link de download ). Existem outros programas eficientes também, Como o ADWCleaner ... 

Se utiliza o aparelho para trabalho e transferências bancárias vale a pena comprar uma licença de um anti-vírus , o que você mais se identificar , não estou aqui para dizer qual o melhor , todos detectam mais de 95% das ameaças, existem vários no mercado, teste-os e o que você se sentir mais seguro compre.

Mas e esses 5% ... bem esses 5% se tratando da imensidão da internet é muuuita coisa, tanto que um dos executivos da Symantec detentora do NORTON ANTIVÍRUS informou recentemente que a empresa já não consegue mais dar conta da demanda de vírus que aparecem a todo momento e que mesmo que a heurística seja avançada a mesma já não consegue proteger os aparelhos contra a invasão e que as empresas estão focadas hoje em dia mais em vacinas para equipamentos já infectados.

 

Em testes de laboratório os que mais se mostraram eficazes foram o kaspersky e o Norton mas lembrando que essas soluções por serem completas consomem recursos consideráveis dos aparelhos e podem deixar o equipamento lento se tiver pouca memória e processador simples.

Um outro programa muito bom também é o Malwarebytes-Antimalware que remove além do que as soluções acima conseguem detectar mas não use todas as soluções em conjunto , use um anti-vírus fixo ( AVAST , AVG, PANDA , AVIRA, ... etc ) e uma vez por semana instale uma solução anti spyware , atualize , faça um escaneamento completo e desinstale para não deixar o micro lento.

A ordem ideal seria usar o ADWcleaner primeiro , depois o Malwarebytes e por último o NPE norton power eraser, se não resolver procurar ajuda de um profissional.

Olha eu não sou nenhum defensor do MAC ou LINUX , então não quero nenhum comentário abaixo do tipo " Linux é seguro" , " compre um MACBOOK " etc ... o que é fato é que o Windows domina o mercado de sistema operacionais e é o mais aceito por usuários de todas as idades, por este motivo é muito comum um aparelho ao ser vendido com o Linux o usuário solicitar a instalação do Windows..

Para finalizar se você conhece algum programa bom que possa ajudar os usuários e clientes com esses problemas deixe sua opinião abaixo e você cliente que está nessa situação mas tem medo ou receio de fazer algo errado traga seu aparelho , vamos vaciná-lo com carinho.

Obrigado.

LTNOTEBOOKS.


07
Set

Carcaça Quebrada. Conhecendo os principais defeitos de Notebooks. - 07/09/2013 09:56:19

Bom , antes de mais nada , gostaria de reforçar que o que vou escrever aqui é baseado em experiência e volume de RMA ... não estou querendo criticar marca X ou Y ....

O usuário utilizando seu notebook normalmente , fecha a tela para guardar o equipamento e num belo dia ao abrir a tela CRASH!!! sente que a carcaça está "solta" por dentro ou até mesmo quebra visivelmente expondo a dobradiça...

É ... seu notebook quebrou ... mas porque isso acontece?

Bom vamos aos fatos!!!

1º Isso normalmente acontece pois o plástico como qualquer material de plástico com o tempo "resseca" ( não sei se é o termo correto mas acho que dá para entender ) isso somado ao fato de que ao afetuar o movimento de abre e fecha os parafusos que fixam o suporte das dobradiças perdem aperto criando folgas entre a cabeça do parafuso e a superfície da base. Essa folga exige um esforço maior das "ilhas" de sustentação que com o tempo e o ressecamento do material plástico acaba quebrando.

2º A forma como a carcaça ou moldura da tela se quebra vai de como o fabricante optou por fixar a tela no chassis e o tipo de dobradiça utilizada, algumas dobradiças ficam extremamente apertadas com o tempo exigindo um esforço maior para abrir a tela. Alguns fabricantes colocam toda a área de fixação na parte de inferior traseira da tela e quando essa se quebra pode até causar danos na tela LCD/LED ... um exemplo de notebooks com esse tipo de fixação é o HP DM4 de 13.3" Que apesar da carcaça da tela ser de aço escovado atrás ... sua sustentação interna é de plástico ou o DELL INSPIRON 1525 ( campeão desse defeito pois é todo feito de plástico )

Outra forma de se quebrar é quando a base da dobradiça é fixada na parte de baixo do chassis normalmente por 2 ou mais parafusos... é normal quando a carcaça está para se quebrar o cliente sentir que a tela tem uma certa folga para abrir e fechar ou está mais dura que o normal, fazendo em alguns casos até barulho de estalo ... mas o cliente acaba deixando esses detalhes despercebidos e quando realmente se dá conta ... quebrou!!! o campeão desse tipo de situação são os notebooks de 15.6" principalmente os ACERs e Gateway´s ...

Em ambas as situações o culpado não é o fabricante que utiliza o material inadequado, cabe ao cliente assumir a culpa por falta de informação sobre o assunto e falta de cuidado ... quando acontece é tarde demais.

Minha carcaça quebrou tem conserto?

Sim , na maioria das vezes tem conserto sim. basicamente o reparo é quase que artesanal ... é necessário analizar cada caso em separado e verificar a melhor solução de reparo ... em notebooks pouco danificados que apenas arrancou as ilhas dos parafusos basta apenas resinar o local fixando a ilha novamente ao seu lugar ... aguardar secar e parafusar a dobradiça ao seu lugar , aplicando um pouco de super cola na cabeça do parafuso apenas para ele não perder aperto facilmente, mas nada que impossibilite a sua remoção para uma futura manutenção.

Em notebooks que a situação piora o cliente tem 2 alternativas apenas .. a primeira mais cara e difícil é encontrar uma carcaça nova para substituir a com defeito. em alguns notebooks crônicos como o ACER essas carcaças são bem raras de se conseguir ... em alguns casos somente sob importação que leva uns 40 dias para chegar. ou deixar a resina exposta e dar um acabamento com tinta da cor do notebook. não há outra solução.

Como prevenir ?

Bom ... é normal com o tempo as pessoas irem perdendo o cuidado com o equipamento , no começo é um mimo ... coloca até mesmo o paninho sobre o teclado na hora de guardar e com o tempo todos os cuidados vão sumindo um a um ... é ai que está o erro.

Devemos SEMPRE abrir a tela do notebook da maneira correta e sem tanta força ou velocidade para tal. Se com o passar do tempo sentir que existe uma folga e que a tela já não está tão firme como antes ou está mais "dura" que o normal para abrir e fechar procure ajuda para fazer uma revisão interna ...

Fazendo isso sua carcaça vai ter vida infinita. e seu notebook agradece a longo prazo.

Sobre o material utilizado no reparo, alguns profissionais usam: super bonder com algodão, cola quente,  resina epóxi ( durepóxi , araldite ...etc ), resina de prancha de surf, enfim, independente do material utilizado o mais importante de tudo é regular o abre e fecha da tela na dobradiça, é esse detalhe que irá garantir o sucesso no reparo a longo prazo.

Confira abaixo todo o procedimento de reparo de uma carcaça danificada.

Obrigado. Gostou da matéria?

Curta e deixe seu comentário abaixo!!!

Para dúvidas não poste a mesma aqui , os comentários ficam apenas vísiveis aos visitantes do site, então não temos o controle das mensagens e não responderemos nenhuma dúvida por aqui, se tem alguma dúvida ou precisa de ajuda mande um e-mail para:

contato@meunotebook.com

ou clique aqui e mande sua dúvida que responderemos todos assim que possível.


26
Abr

Poeira e falta de Manutenção. Conhecendo os principais defeitos de Notebooks. - 26/04/2013 20:46:04


Aqui está o grande vilão de qualquer notebook seja de qual marca e modelo for , independente do processador ou memória ... enfim, acredite:

SEU NOTEBOOK SUJA POR DENTRO!!!

Mas claro, vamos esclarecer alguns pontos cruciais. Eu não conheço nenhum Fabricante , Lojista, Vendedor que informe o cliente na hora da compra que seu notebook precisa e DEVE receber uma limpeza interna periódica, nos manuais dos equipamentos então essa informação não existe. Mas esse é um problema sério que leva vários equipamentos apresentarem defeitos após um longo ou as vezes curto período de uso.

Quando compramos um veículo automotor sempre somos informados que devemos trocar o óleo do motor a cada X quilômetros então porque o cliente nunca é informado que seu notebook precisa de manutenção interna?

Na foto ao lado vemos o exemplo de um notebook que recebeu a limpeza interna recentemente em nosso laboratório, segundo o cliente o mesmo em 2 anos de uso NUNCA sequer foi formatado e chegou com o defeito de não  ligar mais. A poeira bloqueou tanto o sistema de dissipação que o processador super-aqueceu e desarmou a placa mãe para não queimar. Em alguns modelos de notebooks basta aguardar “ esfriar” um pouco e o mesmo liga , maS acontece que alguns modelos não voltam a ligar enquanto não receberem uma manutenção completa internamente , tendo até que resetar a placa mãe em alguns casos.

 No universo desktop se criou a mania de que “um pincelzinho resolve!” Em notebooks pessoal... o caroço é mais embaixo, não basta apenas querer remover o pó, normalmente para se limpar um notebook deve-se desmontá-lo por inteiro, tornando –se um serviço que somente um profissional ou usuário qualificado possa fazer.

Existe também a polêmica em relação a PASTA TÉRMICA utilizada para tal serviço, mas isso fica para uma outra matéria que pode ser conferida no link abaixo:

http://www.meunotebook.com/materias/cont-143/pasta-termica´´o-que-e?-para-que-serve-?

Já recebemos equipamentos que o usuário se aventurou para fazer a própria limpeza e quase acabou perdendo o notebook , trouxe aqui parcialmente desmontado e por pura sorte apenas danificou a iluminação do teclado. A falta de limpeza causa aquecimento e desaceleração do processador em alguns casos , causando lentidão , congelamentos frequentes e desligamento do notebook durante o uso, além de possíveis danos ao HD devido aos efeitos colaterais acima. Acredite o custo de uma limpeza interna é mais barato do que você imagina e vai ajudar a conservar seu notebook por anos e anos. Pare agora de ler e pense no assunto!!!E quanto a essas bases refrigeradas vendidas no mercado?

Resultado de imagem para BASE PARA NOTEBOOK COOLERBom elas realmente funcionam, mais como uma base plana e suporte para o aparelho do que o real propósito para o que foi fabricado, isso porque o próprio sistema de dissipação de calor do aparelho consegue facilmente manter o sistema em temperaturas ideais , não será o fluxo de ar da base que irá amenizar esse aquecimento , na verdade a base acaba mais atrapalhando do que ajudando pois cria o falso senso de que o aparelho está "frio" mas por dentro os dissipadores estão literalmente fritando ok.

 

 


 Agora que você já pensou e se lembrou que já fez um tempo que seu notebook está na ativa vou tentar tranquilizar você, não existe uma regra, o ideal é após um ano de uso levar em um profissional para fazer sua primeira manutenção, claro que o notebook pode ou não estar muito sujo, mas baseado na quantidade e tipo de poeira encontrado internamente dá para fazer um cronograma para a próxima limpeza , que as vezes pode aguentar mais de 2 anos. isso varia muito de equipamento para equipamento , ambiente propício a acumular poeira, quantidade de horas que o notebook fica ligado por dia, baseado nisso dá para imaginar em que situação seu notebook está.

O grande aliado dessa “sujeirada ” toda é o famoso defeito de BGA que pode ser conferido nesta matéria neste link abaixo:

http://www.meunotebook.com/materias/cont-2/reparo-no-bga-(-placa-mae-)-vale-a-pena-ou-nao?

Lembrando que os riscos de se manter o aparelho nesse estado de poeira são o super-aquecimento do aparelho podendo contribuir para uma falha no HD ou defeitos no teclado por exemplo, além do risco para a placa mãe.

Um aparelho crônico em dependência de manutenção é o HP G42 que fica empoeirado facilmente e recentemente os DELL inspiron 14 ... além de outros tantos.

Se o seu notebook tem mais de 1 ano e nunca foi verificado internamente se programe e procure-nos para fazer a sua primeira manutenção, se tem mais de 2 anos comece a se preocupar e se tem mais de 3 anos procure o mais rápido possível ajuda antes que seja tarde demais.

Para os clientes que já fizeram a manutenção a mais de um ano programe-se , se o seu aparelho funciona bem até hoje é graças a essa manutenção ok.

 

Seu notebook agradece à longo prazo!!!

 

Gostou??? então curta a matéria e divulgue!!!!

 

Veja abaixo um vídeo reparo causado pelos malefícios da falta de manutenção e limpeza interna ...

 

Abaixo um aparelho que entrou em manutenção apenas para executar a preventiva ...



30
Jan

Dc-Jacks Conhecendo os principais defeitos de Notebooks. - 30/01/2013 21:34:46

Conectores internos soldados direto a placa mãe.Os DC-Jacks são os conectores internos onde você pluga o seu carregador, assim como na foto ao lado eles podem ter vários formatos e vários sistemas de soldagem e interligação com a placa mãe de seu notebook. Eles são alvos principalmente de tropeções, mau uso e carregadores universais de má qualidade que ficam com pequenas folgas ou  acabam por ter amperagem insuficiente, nesse último caso acontece o aquecimento no conector e derretimento de partes plásticas e até mesmo pode danificar a solda dos terminais na placa mãe.

 

Conector com caboExistem também os DCjacks que são interligados por cabos, eles são mais fáceis de se reparar quando necessário , pois não necessitam de cuidados extremos com a placa de circuito impresso e componentes ao redor dele já que o cabo é soldado diretamente ao Jack e interligado a placa mãe por conectores.

 

Conector soldado na placa mãeAmbos os tipos fazem seu papel determinando onde cada tensão partirá para toda a placa mãe. é muito comum quando o usuário não toma cuidado ao encaixar o carregador , ou tropeços danificarem a pinagem do jack , fazendo a tensão não chegar nas bobinas da placa mãe e assim o notebook fica com o sintoma de não liga e nem acende os leds... há casos também dos usuários que dão um "jeitinho" dobrando o cabo e forçando para um ponto extremo ou as vezes prendendo embaixo do notebook , achando que é o carregador com defeito, Se o dc-jack do seu notebook é soldado diretamente à placa mãe isso poderá ser um ponto de solda que está com fusão baixa.

 

Métodos não ortodoxos para consertar um terminal em curto, foto é de um aparelho ITAUTEC W7655 que dá muito desse problemaIsso é muito perigoso , pois pequenos curtos estão ocorrendo neste momento , aquecendo a placa e podendo danificar a ilha de soldagem permanentemente , diminuindo drasticamente o sucesso do reparo. Em alguns casos com métodos não tradicionais há como fazer o reparo ( foto ao lado ) eliminando o curto e soldando através de cabos. Mas pra que contar com a sorte não é mesmo!? Mesmo com ou sem cabo, com os dc jacks a dica é: Conectar o carregador sempre olhando para o mesmo , encaixando com cuidado , deixando o cabo da fonte longe de possíveis tropeções e puxões, com fontes universais ou compatíveis verifique se durante o uso do notebook o plugue esquenta demais, principalmente quando a bateria necessita ser carregada durante o uso, se esquentar o carregador ou seu DC JACK pode estar com problema.

Abaixo vídeo reparo de um notebook com DC jack danificado.

 

Obrigado. Gostou da matéria?

Curta e deixe seu comentário abaixo!!!

Para dúvidas não poste a mesma aqui , os comentários ficam apenas vísiveis aos visitantes do site, então não temos o controle das mensagens e não responderemos nenhuma dúvida por aqui, se tem alguma dúvida ou precisa de ajuda mande um e-mail para:

contato@meunotebook.com

ou clique aqui e mande sua dúvida que responderemos todos assim que possível.


24
Jan

Fontes Universais Conhecendo os principais defeitos de Notebooks. - 24/01/2013 12:46:52

Fonte universal para notebooksEis aqui o grande campeão de dor de cabeça. As fontes universais surgiram em uma época em que as fontes para notebook e monitores LCD originais custavam um absurdo de caro, e assim elas ficaram cada vez mais populares, mas com a enorme quantidade de marcas oferecidas ( algumas sem marca até ) elas se tornaram o inimigo numero 1 dos notebooks.

Normalmente é bem comum se ter uma fonte universal em uma bancada de trabalho ( temos uma aqui ) já que os equipamentos não ficam ligados durante meses a ela, o grande problema de se usar uma fonte universal em seu cotidiano é que se ela não é capaz de fornecer com qualidade a tensão que mostra estar fornecendo os reguladores de tensão e transistores de seu notebook estão fazendo todo o trabalho, mas eles não são feitos para isso, e depois de um tempo seu notebook para de ligar , geralmente um reparo eletrônico em placa mãe fica entre R$ 230~350,00

E aquela sua fonte universal que lhe custou 60~90 reais?

É ... o barato saiu caro.

Mas sim existem fontes universais de qualidade. desconfie sempre do preço, SEMPRE. Fontes baratas tem péssimo acabamento externo e internamente são absurdamente simples o projeto , sacrificando qualidade em troca do preço baixo. Se você usa alguma fonte universal neste momento ... peça para algum técnico medir a saida de tensão e verificar se realmente o que está mostrando é o que fornece.

Fonte Compatível (Paralelas)


Fonte compatível para toshibaExistem também no mercado, além das fontes originais, que algumas vezes são caras, as fontes universais, como vimos acima, e também as fontes compatíveis, também conhecidas como fontes paralelas, que em muitos dos casos são opções muito interessantes de compra.

A fonte compatível ou fonte paralela é uma fonte baseada no modelo original de um determinado produto oferecendo, na maioria vezes, exatamente as mesmas especificações técnicas de uma fonte original, tanto de tensão, corrente como principalmente o pino, por um preço muito mais atraente.

Algumas dessas fontes são tão boas quanto as fontes originais, e tem um preço muito parecido com os das fontes universais, porém oferecem exatamente as mesmas especificações indicadas pelo fabricante do seu notebook. Mas cuidado , existem também fontes compatíveis de péssima qualidade ou que não matém suas expecificações durante o dia dia de uso contínuo por meses e meses ... o ideal é comprar de marcas de procedência no mercado, pesquisar antes de comprar ainda é a melhor solução.

Conclusão

Concluindo: se você estiver com dúvidas sobre qual produto comprar, sempre siga as especificações do fabricante do seu notebook,Na falta de uma fonte original de preferência para uma fonte compatível/paralela que é totalmente equivalente a original do fabricante, apenas observando se a fonte cumpre os critérios de qualidade que seu notebook necessita evitando assim maiores despezas ou danos ao seu produto no futuro.

Obrigado. Gostou da matéria?

Curta e deixe seu comentário abaixo!!!

Para dúvidas não poste a mesma aqui , os comentários ficam apenas vísiveis aos visitantes do site, então não temos o controle das mensagens e não responderemos nenhuma dúvida por aqui, se tem alguma dúvida ou precisa de ajuda mande um e-mail para:

contato@meunotebook.com

ou clique aqui e mande sua dúvida que responderemos todos assim que possível.


16
Jan

Teclados Conhecendo os principais defeitos de Notebooks. - 16/01/2013 13:47:30

Nos teclados de notebooks os defeitos são bastantes comuns , alguns por descuido do usuário , outros por vida útil e outros que não há uma explicação óbvia. Existem teclados que ficam com teclas disparando, fazendo o aparelho apitar sem fim ou falhando algumas delas, teclados que não funcionam nenhuma tecla, metade funciona , metade não .... podendo até mesmo inutilizar o funcionamento do seu notebook. Enfim vamos analizar como é um teclado de notebook.

Película de um teclado de notebook Na Imagem ao lado ( retirada da internet ) vemos a película de um teclado de notebook , essas linhas verdes são as trilham por onde trafegam os pulsos elétricos quando apertamos uma tecla, na grande maioria dos teclados essas trilhas são à base de tinta condutiva. Se o usuário não cuida do teclado , deixando-o muito sujo, com poeira ou restos de comida eles interferem na condutividade do pulso elétrico ou até mesmo ajudam a disparar um comando , fazendo o teclado ficar com a tecla disparada.

Líquidos são os maiores causadores de problemasMas o grande vilão dos teclados se chama: LÍQUIDOS. Aqui já tivemos exemplos de perfumes, Café , Sucos , Coca-Cola e até mesmo protetor solar ( não me pergunte como ). Esses sim causam estragos , alguns deles até mesmo em seu notebook, pois existem teclados com película protetora para líquidos e existem teclados sem ela , então se alguma coisa é derramada e o teclado não tem a película protetora seu próximo alvo será nada mais nada menos que a placa mãe, causando as vezes danos irreversíveis.

Imagem de um teclado sem película protetora.A substituição de um teclado de notebook as vezes é um trabalho simples que o próprio usuário tendo mãos cautelosas poderá realizar sem problemas e sem tirar um único parafuso , apenas utilizando a precisão, mas a grande maioria dos teclado são bem dificeis de se remover , então se não sabe o que está fazendo não tente, procure-nos. Já tivemos casos que o cliente querendo trocar o teclado por conta própria acabou danificando a carcaça e quase danificou o próprio teclado que havia comprado na internet.

Aspirador de pó USBA dica aqui é a seguinte: mantenha seu teclado limpo. existem no mercado aspiradores USBs para esse tipo de tarefa, ou então use um pincel macio e faça movimentos de dentro para fora , não espalhe a sujeira de um lado para o outro, isso só piora as coisas. Em teclados que possuem a moldura de acabamento ( samsung rv400, vários sony vaio, dell ...etc ) não efetue a limpeza pois a poeira ficará acumulada e poderá desencadear um defeito de tecla disparada , tendo que as vezes até ter que trocar o teclado, o ideal é cuidar para não sujar , se sujou evite limpar por onde passam os pulsos elétricos. na parte externa use apenas um pano com água, limpadores multi uso nem pensar. Existem usuários que nunca fazem limpeza em seus teclados e os mesmos nunca deram defeito ... mas acredite... um dia vão dar pode ter certeza.

Coloque um pano sobre o teclado quando não for utilizar o notebook , isso ajuda a não empoeirar, evite se alimentar próximo ao aparelho , não deixe que gatos deitem sobre o teclado, assim você estará preservando a vida útil de seu aparelho.

Boa digitação.

Veja abaixo um vídeo reparo mostrando os malefícios da falta de manutenção ( limpeza ) interna e troca do teclado.

 

Obrigado. Gostou da matéria?

Curta e deixe seu comentário abaixo!!!

Para dúvidas não poste a mesma aqui , os comentários ficam apenas vísiveis aos visitantes do site, então não temos o controle das mensagens e não responderemos nenhuma dúvida por aqui, se tem alguma dúvida ou precisa de ajuda mande um e-mail para:

contato@meunotebook.com

ou clique aqui e mande sua dúvida que responderemos todos assim que possível.


15
Jan

Cabos Flats Conhecendo os principais defeitos de Notebooks. - 15/01/2013 10:06:46

Cabo Flat IDE e SATA para desktopsOs cabos flats são utilizados há muito tempo, são através deles se transportam todo o tipo de informação e dados , eles são utilizados para interligar hardwares entre sí, nos PCs Desktops os cabos flats são bem firmes e grossos , dificilmente dão defeitos e normalmente interligam o seu drive de dvd e seu HD à placa mãe.

Nos Notebooks os Flats funcionam da mesma forma , mas normalmente se tem vários cabos flats em um único notebook , isso porque o notebook é um eletrônico de vários componentes interligados dentro do mesmo espaço físico , temos a tela LCD , o inverter, teclados, gravadores de dvd , os Hds , Touchpads, Bluetooth, Wireless e muitas outras variações.

 

Conector do cabo flat de 40 vias utilizado em telas de LEDEles podem ter vários formatos e vários tipos diferentes de conectores como podem ver nas fotos ao lado. quando um touchpad para de funcionar, teclado falhando teclas, USBs que não funcionam , tudo isso pode ser relacionado a um cabo flat com defeito, mas o grande campeão de defeitos é o cabo flat que transporta imagem para a tela LCD ou LED.

 

Cabo flat passando por dentro da calha da dobradiçaEle geralmente dá muito problema pois interliga a placa mãe à tela passando por dentro da carcaça e dobradiça da tela, com o abre fecha da tela ao longo dos anos o cabo começa a ser mascado pela dobradiça até que se rompe ou fica parcialmente rompido causando perda na imagem ou imperfeições, um grande campeão deste defeito é o positivo da série V e Z e a linha premium.

Cabo Flat que interliga o teclado à placa mãe.Quando isso acontece a grande maioria das assistências fazem a substituição do cabo flat por um novo, mas lembrando o flat não é nenhum componente eletrônico são apenas vários conjuntos de vias próximas umas as outras. e um cabo flat para LCD ou LED novo para Notebook varia entre R$ 80,00~ R$150,00 mais o valor de mão de obra encarecendo muito o orçamento. Aqui nós tentamos o reparo do cabo flat, identificamos a via com defeito e soldamos uma nova de ponta à ponta. Apenas em casos onde o flat está muito danificado ou com o conector danificado que não há como fazer o reparo, nestes casos sim apenas substituindo por outro novo. Então recapitulando , defeito no cabo flat significa rompimento de vias internas. Quanto aos flats de teclado não se tem o que fazer além de trocar o teclado inteiro já que o flat e a película de contato são de material plástico com tinta condutiva.

Confira abaixo um vídeo reparo de um notebook com o sintoma de defeito no cabo flat 

Obrigado. Gostou da matéria?

Curta e deixe seu comentário abaixo!!!

Para dúvidas não poste a mesma aqui , os comentários ficam apenas vísiveis aos visitantes do site, então não temos o controle das mensagens e não responderemos nenhuma dúvida por aqui, se tem alguma dúvida ou precisa de ajuda mande um e-mail para:

contato@meunotebook.com

ou clique aqui e mande sua dúvida que responderemos todos assim que possível.


14
Jan

HDs e Memória RAM Conhecendo os principais defeitos de Notebooks. - 14/01/2013 10:45:11

Imagem ilustrativa de um hd e uma memória RAMHD e a memória são peças cruciais para o bom funcionamento e desempenho de seu notebook mas ambos trabalham totalmente diferente e ainda há muita confusão em relação a "MEMÓRIA DE ACESSO RÁPIDO" ou memória RAM e " MEMÓRIA DE ARMAZENAMENTO" o famoso HD , ambos são extremamente requisitados durante o uso do seu notebook o grande problema é que temos fabricantes renomados tanto na fabricação de HDs como de memórias e algumas marcas de Notebook digamos assim acabam apelando para memórias de 3ª categoria para baratear o custo de fabricação do notebook, digo isso pois é muito difícil ver um notebook HP que usa memórias S.M.A.R.T ou Sony Vaio que usa Samsung ou kingston que não liga ou fica reiniciando por defeito na memória, alguns fabricantes usam memórias que nem nome comercial possuem, memórias "genéricas" seria o termo mais apropriado.

Módulos de memória fabricados pela PATRIOT.O grande problema é que estas memórias "baratinhas" dão sim muito problema a longo prazo causando travamentos , reinicios aleatórios no sistema, e até fazendo o notebook ligar e não passar imagem para a tela. Nesse casos não há o que fazer além de substituir o módulo com defeito.

Com os HDs não digo a mesma coisa, todos os fabricantes que conheço são conhecidos mundialmente como HITACHI , WESTERN DIGITAL , SEAGATE , SAMSUNG, (posso ter esquecido de algum , mas com certeza é famoso ) ...e outras marcas que fabricam HDs TOP de linha como os SSDs e Hds de alto desempenho que não vou citar aqui pois não é o foco do nosso raciocínio, Se quiser ler mais sobre os SSDs clique aqui, Voltando ao assunto os HDs são fabricados e distribuidos por fabricantes renomados e porque eles dão tanto defeito?

HDs fabricados pela samsung aqui no brasil são mais problemáticos. Bom vou deixar bem claro que não é meu papel criticar marca X ou marca Y mas com base na experiência ao longo dos 14 anos com informática venho dizer que os HDs SAMSUNG fabricados aqui no brasil, os "amarelinhos" e WESTERN digital são os mais problemáticos, com defeitos de um simples bad block ( explicaremos à seguir ) até mesmo vários deles ou queima da placa lógica e outros. Mas claro com você pode ser diferente, mas comigo é nessa faixa ... Mas independente da marca ou modelo vários dão problemas e de todas as marcas, Um fato interessante é que TODOS os fabricantes dão no mínimo 1 ano de garantia, alguns chegam a dar 3 anos ( Seagate e Hitachi ) No seu HD fica gravado todas as suas informações pessoais , documentos , fotos ... então imagine-se perdendo tudo isso?

Alguns clientes classificam como "minha vida estava neste notebook " e é bem por ai mesmo.

Vários Bad Blocks no meio do disco e no finalO bad Block é um defeito físico na superfície do disco , como um disco de vinil arranhado. alguns programas podem "marcar" este setor e o notebook entende que ali nada será gravado, passando a informação ao setor seguinte. como o começo de um disco de música arranhado, a primeira música não irá tocar perfeitamente , mas as demais que estão gravadas em outro setor do disco tocam perfeitamente, Alguns casos mesmo isolando o setor o HD não segura formatação, danificando outros setores , neste caso o backup deve ser imediato e o HD descartado.

A taxa de leitura e gravação no começo do disco sempre será mais rápida que o final.Quando o Notebook está lento e a quantidade de memória RAM instalada nele é suficiente para iniciar o windows e abrir vários programas sem consumir ela totalmente o grande vilão também pode ser o HD pois ele mesmo nunca apresentando bad blocks sua vida útil está comprometida deixando-o com taxas de leitura e gravação bem abaixo de quando ele foi fabricado, isso não causa riscos e perda de dados mas o desempenho de seu notebook cairá com certeza mesmo formatando ou desfragmentando o disco. o ideal seria transformá-lo em externo e colocar um hd novo.

Agora que entendemos os possíveis defeitos nos HDs suje a pergunta :

Mas porque ele dá tantos problemas?

Diferença física entre HDs e SSDsNão há um critério para isso, pode ser por descuido do usuário por deixar o notebook sofrer impactos durante o uso, cair no chão, colocar na mesa de qualquer jeito ou transportá-lo de um lado para o outro com ele ligado ou até mesmo por falha no controle de qualidade pelo fabricante, é muito cumum o HD ao levar um impacto muito grande ainda funcionar por um tempo, então mesmo que após um vacilo ele esteja funcionando desconfie ... lentidão , congelamentos ao abrir uma pasta ou arquivo ... demora para inicializar e por ai vai já podem ser sintomas de que algo está errado. Hoje em dia temos a tecnologia chamada SSDs que são HDs eletrônicos , livre de defeitos de superfície , como ainda não são comuns e fabricados em larga escala ainda não sabemos ao certo que tipos de defeitos virão nesta nova tecnologia .. o jeito é esperar.

Faça backup dos seus arquivos.O ideal é: Nunca confie plenamente em seu HD , sempre mantenha um backup de seus arquivos , um dia você pode precisar ... ou não.

Aqui adotamos sempre como procedimento testes no HD e memória antes de qualquer manutenção , seja ela física ou apenas uma formatação , esse procedimento já evitou muitos orçamentos imprecisos ou problemas durante uma formatação e até mesmo perda de arquivos do cliente.

 

Obrigado. Gostou da matéria?

Curta e deixe seu comentário abaixo!!!

Para dúvidas não poste a mesma aqui , os comentários ficam apenas vísiveis aos visitantes do site, então não temos o controle das mensagens e não responderemos nenhuma dúvida por aqui, se tem alguma dúvida ou precisa de ajuda mande um e-mail para:

contato@meunotebook.com

ou clique aqui e mande sua dúvida que responderemos todos assim que possível.


12
Jan

Telas LCD e LED. Conhecendo os principais defeitos de Notebooks. - 12/01/2013 10:38:48

Tela com defeitos na imagem.As telas LCD e LED de notebooks basicamente funcionam da mesma forma, e sim podem apresentar defeitos eletrônicos assim como físicos, normalmente a tela que precisa ser substituída vem quebrada por descuido do usuário, mas acontecem casos de falhas na imagem , imagem avermelhada , branca , escura e isso trata-se de um defeito de fabricação ou mau uso, causando defeitos na placa controladora.

Placa controladora do LCD

 

Essa placa controladora é soldada, de forma impossível de reparar , tendo que trocar o LCD por inteiro. Esse tipo de defeito na imagem também pode ser ocasionado pelo rompimento de vias no cabo flat.

 

Tela apagada com imagem ao fundo.

Existem ainda os casos que a tela não acende , ficando uma imagem escura ao fundo, em telas de LCD este defeito pode ser do inverter ou da lâmpada de catodo frio. Em notebooks que utilizam LEDs para a iluminação da tela, os problemas são muito mais raros, já que eles não utilizam o FL inverter (os LEDs utilizam tensão de 5V ou 3.3V, fornecida diretamente pelos circuitos reguladores da placa-mãe) e são utilizados um número muito grande de LEDs, de forma que a queima de um ou alguns deles não causa uma perda considerável de luminosidade.

FL-InverterO FL- Inverter é um reator que é ligado a lâmpada catodo frio slim apenas telas LCDs utilizam lâmpadas de catodo frio. (fluorescete)
Nas lâmpadas florescentes é usado um reator para gerar a tensão necessária, enquanto num notebook é usado o FL inverter, um tipo de reator ultra compacto, que transforma os 5 volts fornecidos pela placa mãe nos 1300 volts ou mais usados pelas lâmpadas de catodo frio


Lâmpada testada fora da tela.Os casos de defeitos relacionados às lâmpadas de catodo frio são mais raros, mas a possibilidade nunca deve ser descartada, sobretudo em notebooks com mais tempo de uso. As lâmpadas de catodo frio são um componente do LCD, mas podem ser substituídas separadamente, É preciso extremo cuidado ao substituí-las, pois elas são bastante frágeis (imagine uma lâmpada fluorescente comprida e muito fina). Existem casos que a lâmpada fecha curto e não deixa o notebook ligar. Vários notebooks da DELL 1525 apresentam este problema a longo prazo por exemplo.

Mas porque elas dão defeito?

Modos certo e errado de abrir a tela do seu notebook.Bom , antes de tudo você abre e fecha sua tela corretamente?. Uma tela de LCD e LED é fixada na carcaça do seu notebook através de dobradiças de aluminio, uma no lado esquerdo e uma no lado direito, mas toda a extensão do centro da tela fica sem proteção , o ideal é sempre abrir a tela do seu notebook segurando pelo meio  da carcaça. dividindo assim a força para as duas dobradiças como na imagem 2, Na imagem 1 também vemos outra maneira correta de se abrir a tela , o que acontece é que alguns notebooks tem muito aperto na dobradiça sendo impossível abri-lo desta maneira e por fim o método incorreto, forçando sua tela no centro , na maioria das vezes não chega a quebrar mas essa envergadura ao longo do tempo prejudica sim.

 

Assista abaixo o video reparo acelerado de troca de LÂMPADA em um notebook.


 

Assista abaixo o video reparo acelerado de troca de tela em um notebook.

Assista abaixo o vídeo reparo acelerado de troca de tela de um ultrabook

 

Em alguns casos a tela apresenta defeito devido danos naestrutura da carcaça do equipamento , mas isso você pode conferir em outra matéria:

 

http://www.meunotebook.com/materias/cont-104/carcaca-quebrada

Obrigado. Gostou da matéria?

Curta e deixe seu comentário abaixo!!!

Para dúvidas não poste a mesma aqui , os comentários ficam apenas vísiveis aos visitantes do site, então não temos o controle das mensagens e não responderemos nenhuma dúvida por aqui, se tem alguma dúvida ou precisa de ajuda mande um e-mail para:

contato@meunotebook.com

ou clique aqui e mande sua dúvida que responderemos todos assim que possível.