Acesso Restrito ACESSAR PAINEL DE PEDIDOS
12
Fev

Para fazer a alegria de uma criança! Variedades - 12/02/2024 16:00:30

Essa é uma história incrível de como um notebook aparentemente abandonado, um LG R480, transformou-se em uma fonte de alegria e entretenimento, o notebook passou por um upgrade de memória e um reparo no jack, ressuscitando suas capacidades. A decisão de formatar para o Windows 7 e adicionar emuladores foi um toque genial, criando um espaço de diversão para meu sobrinho. Essa narrativa serve como um lembrete inspirador de que o que pode ser considerado "tranqueira" por alguém pode se tornar um tesouro valioso para outra pessoa. Muitas vezes, nossos dispositivos antigos ou esquecidos têm um potencial não explorado. É uma história que ressalta a importância de olhar para além do exterior e encontrar oportunidades de dar uma nova vida aos nossos aparelhos "esquecidos". Um exemplo maravilhoso de como a criatividade e a dedicação podem transformar o que é considerado obsoleto em algo verdadeiramente valioso.


01
Jun

Pasta térmica ... o que é? para que serve ? Dicas e Curiosidades - 01/06/2016 21:04:49

Pasta térmica Branca em um processador de desktopVamos agora falar sobre talvez um dos principais componentes de um notebook ou computador, e não estamos falando de processadores , memórias e muito menos de placa mãe , vamos levantar dicas e curiosidades sobre ela a PASTA TÉRMICA.

A escolha de uma pasta térmica de ALTA QUALIDADE é super importante para garantir o bom funcionamento do equipamento à longo prazo, no mercado existem inúmeras marcas e tipos de pasta térmica, todas elas possuem a mesma função: auxiliar a transmissão do calor gerado pelo componente para o dissipador de calor.

Pasta térmica branca em um processador i7 e placa dedicada de Notebook.Isso inclui processadores , Chips gráficos, chipsets entre outros, uma boa margem de temperatura garante o bom desempenho da máquina. Muitas assistências conhecem a importância da qualidade da pasta térmica mas não colocam em prática ou acham que qualquer pasta serve.


Isso sem falar na quantidade de pasta aplicada. Quando falamos de pasta térmica quantidade não significa qualidade ok!

Durante esses anos todos já passaram em nossas mãos diversos tipos de pasta , vamos citar as principais .... entre elas:

Pasta térmica aplicada corretamenteA mais popular de todas as pastas comuns a BRANCA com base silicone, que apesar de não possuir condutor térmico atende bem a grande maioria dos processadores de DESKTOPS do mercado, isso porque os processadores de DESKTOPS possuem um núcleo muito grande e grandes dissipadores de calor.

Mas cuidado!!! essa pasta utilizada em notebooks não é tão eficiente, deixando em alguns aparelhos a temperatura de operação em sobrecarga de processamento mais de 13ºC acima em relação a outros modelos de pasta, dependendo do modelo do processador fazendo o aparelho desacelerar ou até mesmo desligar para prevenir queimas.

Pasta térmica em exagero.

E já pegamos vários e vários notebooks utilizando dessa pasta térmica, alguns técnicos praticamente LAMBUSAM o equipamento com pasta, além se ser um desperdício de pasta , dá aquela aparência de serviço feito nas coxas.

Então lembre-se:

PERGUNTE na sua assistência técnica qual pasta térmica será utilizada na manutenção do seu equipamento, se o seu equipamento for um notebook e a pasta utilizada for dessas mais populares de baixo custo, exija que utilizem uma pasta melhor.

Pote de 15g DE PASTA TÉRMICA BRANCA

O mesmo vale se o seu equipamento for um desktop com processador dual core de nível médio para baixo ( core i3 , pentium , celeron , semprom , athlon II entre outros ) essas pastas populares atendem bem, se for um quad core exija também uma pasta térmica de melhor qualidade.

Um dos principais atrativos dessas pastas populares é a sua relação custo x benefício e a facilidade de compra, para uma assistência técnica ter uma pasta popular é fundamental pois nem sempre o serviço sai como planejado, quantas e quantas vezes já aplicamos pasta térmica artic silver ( falaremos dela mais abaixo ) e por algum motivo tivemos que remover a pasta para corrigir algum outro problema. Isso acontece muito e o custo do desperdício dessas pastas de alta performance é alto ... um pote de pasta térmica branca comum de 50g chega a custa pouco mais de R$ 15,00 ...

Uma pasta térmica artic silver de apenas 3g custa cerca de R$ 35,00 isso mesmo... 3 GRAMAS!!!!

Mas o que essa tal de artic silver tem de tão boa para ser tão cara???

A condutividade térmica dela é maior pois usa como material condutor a prata e isso acaba encarecendo ( E MUITO ) o seu preço, mas é fundamental o uso de uma pasta desse tipo em processadores de notebooks e alguns processadores de desktops de alta performance.

Pasta térmica Titan Nano Blue

Existem outras soluções de qualidade com melhor relação custo x benefício que a artic silver???

A resposta é sim, mas por ser uma pasta mais popular entre os entusiastas será muito mais fácil achar uma artic silver que uma TITAN NANO BLUE ou uma ZALMAN ... GD900  ... Shin etsu ... etc

Já utilizamos muito a TITAN NANO BLUE e temos até vídeos de manutenções em que usamos essa pasta, mas por ser muito difícil de achar tivemos que adotar outra marca.

Hoje temos em nosso laboratório a artic silver 5 e a GD900 esta última que nos testes nos surpreendeu e muito o seu desempenho. Ficando quase que em empate técnico com a artic silver.

Agora vamos provar essa informação , recebemos um equipamento ASUS com processador core i7 e fizemos 3 testes ... o equipamento com a pasta térmica branca, a artic silver e a GD900 ... e colocamos o aparelho em testes de stress por um tempo e medimos com o programa CPUID a temperatura de operação... os resultados ... preocupantes.


A temperatura máxima atingida nos testes foi de 78ºC no núcleo 3Na imagem ao lado ( clique para ver em tela cheia ) vemos os testes utilizando a pasta térmica queridinha dos entusiastas a ARTIC SILVER 5 ...

As temperaturas não passaram de 78ºC em testes de stress, mantendo um bom nível de temperatura quando o aparelho é exigido ao máximo.

Os testes com a GD900 mostraram que o núcleo 3 ficou 2ºC acima que a artic silver.Agora na imagem ao lado ( clique para ver em tela cheia ) vemos os testes utilizando a pasta térmica GD900 ...

As temperaturas ficaram em média 2ºC acima que os resultados da artic silver, mesmo assim o equipamento quando exigido ficou com uma boa margem de temperatura. Quase um empate técnico.

A temperatura máxima chegou aos 89ºC Na imagem ao lado ( clique para ver em tela cheia ) vemos os testes utilizando a pasta térmica BRANCA de silicone popular entre os técnicos.

As temperaturas ficaram em média 10ºC acima em relação a artic silver, no núcleo 1 chegou a ser 12ºC acima, uma margem muito alta e perigosa, sendo que acima de 90ºC o processador começa a desacelerar sua velocidade e a 100ºC o aparelho desliga para prevenir queima do processador, o uso dessa pasta logo após a MANUTENÇÃO PREVENTIVA deixa uma margem pequena para uso contínuo da máquina, logo logo esse notebook se utilizando pasta BRANCA irá apresentar super aquecimento.

Isso não só pelo tipo de condutor e sim porque a pasta BRANCA é uma pasta que perde sua vida útil logo , ela resseca com muita facilidade em pouco tempo de uso, não recomenda-se o uso por mais de 3 meses ...

Qual o cliente que aceitaria ter que pagar para TROCAR A PASTA TÉRMICA DE 3 EM 3 MESES ???

Mas é isso que os notebooks sofrem com o uso dessa pasta a longo prazo ... e o cliente pouco percebe isso pois é uma informação meio desencontrada de pouca evidência. Esse é o nosso alerta, nas pequenas coisas, nos detalhes é que fazem a diferênça de um serviço de qualidade.

Agora que já sabe mais sobre o assunto não se esqueça de dar aquela revisada no seu aparelho e presenteá-lo com uma pasta térmica de qualidade , seu aparelho agradece.

Obrigado.

Equipe LTNOTEBOOKS/ DBFUSION

 

Data da última atualização ( 07/06/2016 )


02
Nov

LTNOTEBOOKS / DBFUSION , compromisso com a ética profissional. Imparcialidades - 02/11/2015 23:22:49

Formatação e pirataria

Esse é, talvez, o ponto mais polêmico do trabalho de uma assistência de informática...

Quantas e quantas vezes já fomos questionados ao receber um notebook ou computador com a versão ULTIMATE do windows 7 e o aparelho saiu de laboratório com a versão BASIC ou até mesmo a ridicularizada versão STARTER.

Uma situação delicada com o cliente, pois ao olhar dos " técnicos " essas versões sacrificam o desempenho da máquina .... pura mentira!!!!

Poucos usuários usam os recursos adicionais presentes na versão PRO e ULTIMATE do windows , isso também vale para o 8 single language e para o novo windows 10.

Com o lançamento do windows VISTA e a lei de software TODOS os computadores saem de fábrica com um sistema operacional instalado seja ele windows linux ou qualquer outro, o aparelho precisa chegar e funcionar.

Se recebermos um aparelho com chave do windows 7 starter ... ele vai sair com o starter e assim segue a regra, pirataria é crime , tanto para quem instala quanto para quem usa. A LTNOTEBOOKS/ DBFUSION em hipótese nenhuma instala software pirata.

Quase 100% dos aparelhos saem com o windows original pré instalado, poucos são os aparelhos que saem com LINUX, mas a pirataria entre os técnicos rola solta e quase sempre recebemos aparelhos com windows falsificado instalado e com o selo de originalidade colado no equipamento, parece que os técnicos só andam por ai com o DVD do windows 7 ultimate e windows 8 pro ... e por ai vai..... fora outros programas como office , photoshop ..

Temos imagem de fábrica de quase todos os fabricantes e sistemas windows disponíveis seja ele x86 ou x64 ... windows 7 ou 8 ... estamos preparados para devolver a originalidade do seu aparelho.

Backup de dados

A LTNOTEBOOKS / DBFUSION não está autorizada, de qualquer forma, acessar, copiar, visualizar ou excluir os dados do equipamento do cliente. 

Foi-se o tempo em que o computador era apenas um eletroeletrônico comum; Hoje em dia, principalmente com a ascensão dos notebooks e demais equipamentos portáteis, eles se tornaram uma extensão de nossas vidas pessoal e profissional. Tudo isso agrega valor ao equipamento, fazendo-o valer muito mais do que o preço pelo qual ele foi comprado.

Músicas, filmes, documentos, fotos, programas originais… são copiados de forma automática e armazenados em nosso servidor por pelo menos 14 dias ( após esse período o mesmo é excluído por ordem de entrada para renovar o disco de backup ) em casos de reinstalação do sistema operacional.

O backup é devolvido em uma pasta na área de trabalho com o número da O.S do cliente.

 

 

Obrigado.

 

EQUIPE: LTNOTEBOOKS / DBFUSION


30
Jul

Aviso importante, mudança de endereço. Variedades - 30/07/2015 11:24:36

IMPORTANTE

Mudança de endereço

A LTNOTEBOOKS faz questão de oferecer produtos e serviços diferenciados para que você tenha sempre as melhores experiências em nossos serviços prestados e  queremos elevar ainda mais o nosso padrão de qualidade.

Para isso é necessário um espaço com mais estrutura, trabalhando nisso viemos através deste informar que a partir do dia 03/08 estaremos atendendo em nosso novo endereço localizado  na AV. Pedro Lessa 1413 sala 04 , Aparecida,  perto da panificadora BIG PÃO.

E em parceria com a DBFUSION manutenção de desktops queremos agregar muito mais qualidade de atendimento e agilidade, diminuindo assim ao máximo os prazos para orçamentos e reparos.

Como chegar?

 

Para quem se desloca até nós via ônibus existe um ponto bem em frente ao local.

Para quem se desloca com carro a AV Pedro Lessa é bem congestionada e achar vagas torna-se uma tarefa bem  difícil, para isso utilize as paralelas Alfaia rodrigues ou Lacerda franco.

O estacionamento de carros no local é  exclusivo ao centro de trânsito de Segunda a Quinta das 9h as 17h, pedimos a gentileza de não estacionar. ( sujeito a guincho ) após as 17h e nas Sextas e Sábados o estacionamento é livre.

Motos podem estacionar em frente durante todos os horários no local não demarcado pelo CETRAN

Entregas e retiradas até o dia 31/07  ainda permanecem  no endereço atual.

Convidamos você nosso cliente a vir conhecer nossa nova estrutura de trabalho, todo esse progresso foi conquistado graças a vocês e faço questão de deixar meu MUITO OBRIGADO a todos.

Continue sempre contando com  os  melhores serviços.

Atenciosamente,


Equipe LTNOTEBOOKS DBFUSION


27
Jun

Bios, Efi e UEFI Conhecendo os principais defeitos de Notebooks. - 27/06/2015 09:59:37

Olá, quem nunca escutou aquela piadinha que o problema do computador é BIOS ( bicho ignorante operando o sistema ) ... Brincadeiras a parte vamos abordar um assunto um pouco obscuro e mais técnico tentarei ser o mais explicativo possível para você cliente tentar entender esse termo caso algum técnico comente sobre esse defeito com você ... bom BIOS em inglês significa:  Basic Input/Output System ou traduzindo ao pé da letra Sistema Básico de Entrada e Saída.

O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.

Antigamente era muito comum os problemas de BIOS pois as placas eram projetadas para várias séries de processadores e assim quando a INTEL ou AMD lançava um novo modelo para ele ser suportado era necessário atualizar o BIOS para o mesmo ser reconhecido ... e o processo de atualização não pode ter nenhum erro, se ocorrer a placa mãe ficará inutilizada.

Sua função é unificar todo o hardware antes de carregar o sistema operacional , falando didaticamente é ele quem "organiza a casa" antes do windows iniciar, presente desde os primórdios dos computadores. 

E assim era muito raro pegar uma placa com um defeito de BIOS causado "naturalmente" 90% eram de usuários que não conseguiram atualizar a sua placa mãe para suportar um novo modelo de processador, os outros 10% ficavam com usuarios que desconfiguravam ou colocavam senha na bios e esqueciam. Tendo que resetar os parametros ou até mesmo regravar o chip

Em notebooks, como a gama de processadores é bem mais limitada esse recurso de atualizar o BIOS é um pouco mais limitado nesse sentido, mas as atualizações de BIOS em notebooks são de extrema importância, puxando na memória me lembro de uma BIOS para HP dv6000 que aumentava a velocidade de trabalho do cooler para o notebook trabalhar mais frio e tensões mais baixas gerando um aquecimento menor, e isso foi apenas um exemplo.

Então em uma nova versão de BIOS o fabricante corrige erros e faz ajustes nos parâmetros de funcionamento no hardware ok.

O EFI ou UEFI é uma versão mais sofisticada do BIOS corrigindo várias de suas limitações implementada pela primeira vez pela apple em 2006 o EFI é presente em todos os aparelhos dessa nova geração "Windows 8 " permitindo muitos outros recursos técnicos ( não vou entrar no assunto , se quiser ler mais acesse o link aqui )

creditos: http://www.focoemtecnologia.com.br/como-otimizar-o-windows-8-e-deixa-lo-mais-estavel/O que temos reparado é que a incidência de curtos no chip ou bios corrompida nessa nova geração está atingindo um patamar fora do comum, um notebook de geração anterior que dava muito problema de BIOS em curto era o HP G42 intel que por super aquecimento dava problema no software por desligamento precosse do sistema, posso estar enganado mas acredito que parte dessa nova geração de BIOS defeituosas é por conta no novo sistema de desligamento do windows 8 que cria um arquivo de inicialização , fazendo o sistema iniciar muito mais rápido.

O nome desse recurso é Inicialização Rápida e vem ativado por padrão no Windows 8. mas é possível desativar esse recurso nas Opções de Energia do Painel de Controle. na barra lateral esquerda selecionar ação do botão de liga e desliga e desmarcar a caixinha da inicialização rápida, ou você pode de vez em quando reiniciar a máquina.

Não temos mais nenhuma dica além dessas acima para prevenir isso, talvez ao invés de utilizar o recurso de inicialização rápida para ter um boot rápido você possa adotar um SSD e desligar esse recurso do windows 8 conseguindo um boot rápido e seguro, mas existem muitos técnicos que acabam condenando a placa mãe do aparelho e trocando por uma nova , sendo que o problema é "facilmente" resolvido por um profissional capacitado.

Assista abaixo um vídeo reparo de um aparelho com problema de BIOS com defeito.


31
Mai

Formatação, Vírus , adwares , spywares e outros. Conhecendo os principais defeitos de Notebooks. - 31/05/2014 19:02:13

Vírus, Spywares, Trojans, Adwares, Malwares e outros nomes que fazem medo estão cada vez mais atacando usuários de notebooks, computadores sob o ambiente Windows ...

Eles podem fazer de tudo, onde o único limite é a imaginação dos cabeças por trás o código malicioso, vale ressaltar que nenhum sistema é seguro e por este motivo existem as atualizações tanto para o sistema em sí quanto para os programas instalados, uma vulnerabilidade do JAVA por exemplo pode fazer um cracker roubar informações de seu aparelho. E isso é só um exemplo.

O que é certo é que à cada dia vem aumentando o numero de aparelhos inutilizáveis por questão de adwares e vírus, a grande maioria por parte do usuário que fica baixando e instalando programas e não lê as caixas de texto onde o instalador oferece algum outro programa ou serviço embutido, e assim lá se vão páginas iniciais de navegadores, configurações de rede, busca e com o tempo denegrindo o desempenho da máquina, É engraçado que sites renomados como BAIXAKI E SUPER DOWNLOADS que sempre foram referência de credibilidade são os maiores " espalha adwares " da internet brasileira, programas como PC BACKUP , YET ANOTHER CLEANER , VUUPC, MY PC BACKUP, REGISTER BOOSTER e muitos outros frequentemente instalados em máquinas que estão em manutenção vieram de algum programa ou jogo baixado nesses sites, denegrindo absurdamente o desempenho da máquina,( se quiser ler mais um pouco sobre esses tais programas clique aqui )quando este aparelho chega em nossas mãos chega cheio de propagandas, travando , lento e para alguns casos não há solução a não ser FORMATAR.

O grande problema desses adwares e spywares é que os mesmos são induzidos a você instalar eles sem perceber , em atualizações ou instalações de programas leia as caixas de texto e preste bastante atenção aos botões de avançar e aceitar , eles podem mudar de local sem que você perceba, induzindo o usuário ao erro e instalando sob sua "autorização", fazendo com que os anti-vírus nada possam fazer pois você autorizou tal programa a ser instalado. Veja o vídeo mais abaixo e repare como os botões mudam de nome e posição. Fique atento!!!

Somos uma empresa contra a formatação,  somos da opinião que a formatação é a última opção pois a cultura do formatar aqui no brasil é muito forte, e isso acaba atrapalhando a experiência à longo prazo. Se o office não abre mais = FORMATAR , se os navegadores não acessam mais a internet = FORMATAR ... e por ai vai, e não se descobre o real motivo do porque isso aconteceu e sua solução.

Existe também o fato de que quanto formatamos um aparelho mesmo fazendo o backup, dependendo do uso do equipamento a formatação se torna um pesadelo onde configurações de compartilhamento, senhas , credenciais , certificados digitais, computadores cadastrados em sites de banco e outros vão se embora causando transtorno para o usuário.

Então o que o usuário pode fazer para se prevenir ?


Antes de tudo mantenha seu antivírus atualizado em sua versão de programa e database de vírus, é bem comum os aparelhos entrarem com o Avast em sua versão 7 ou o AVG na versão 2012 ou 2013 , isso quando o mesmo não está expirado.

Faça periodicamente um escaneamento completo no sistema,  recomendamos 1x por semana, a base de dados de vírus é atualizada constantemente e dentro dessas atualizações podem estar vacinas para dezenas de centenas de milhares de vírus descobertos. E que talvez você já tenha sido infectado e o vírus esteja ativo no sistema.

Faça também um escaneamento com um anti-spyware como o SPYBOOT search and destroy ou o NORTON power eraser ( ambos gratuitos clique para saber do link de download ). Existem outros programas eficientes também, Como o ADWCleaner ... 

Se utiliza o aparelho para trabalho e transferências bancárias vale a pena comprar uma licença de um anti-vírus , o que você mais se identificar , não estou aqui para dizer qual o melhor , todos detectam mais de 95% das ameaças, existem vários no mercado, teste-os e o que você se sentir mais seguro compre.

Mas e esses 5% ... bem esses 5% se tratando da imensidão da internet é muuuita coisa, tanto que um dos executivos da Symantec detentora do NORTON ANTIVÍRUS informou recentemente que a empresa já não consegue mais dar conta da demanda de vírus que aparecem a todo momento e que mesmo que a heurística seja avançada a mesma já não consegue proteger os aparelhos contra a invasão e que as empresas estão focadas hoje em dia mais em vacinas para equipamentos já infectados.

 

Em testes de laboratório os que mais se mostraram eficazes foram o kaspersky e o Norton mas lembrando que essas soluções por serem completas consomem recursos consideráveis dos aparelhos e podem deixar o equipamento lento se tiver pouca memória e processador simples.

Um outro programa muito bom também é o Malwarebytes-Antimalware que remove além do que as soluções acima conseguem detectar mas não use todas as soluções em conjunto , use um anti-vírus fixo ( AVAST , AVG, PANDA , AVIRA, ... etc ) e uma vez por semana instale uma solução anti spyware , atualize , faça um escaneamento completo e desinstale para não deixar o micro lento.

A ordem ideal seria usar o ADWcleaner primeiro , depois o Malwarebytes e por último o NPE norton power eraser, se não resolver procurar ajuda de um profissional.

Olha eu não sou nenhum defensor do MAC ou LINUX , então não quero nenhum comentário abaixo do tipo " Linux é seguro" , " compre um MACBOOK " etc ... o que é fato é que o Windows domina o mercado de sistema operacionais e é o mais aceito por usuários de todas as idades, por este motivo é muito comum um aparelho ao ser vendido com o Linux o usuário solicitar a instalação do Windows..

Para finalizar se você conhece algum programa bom que possa ajudar os usuários e clientes com esses problemas deixe sua opinião abaixo e você cliente que está nessa situação mas tem medo ou receio de fazer algo errado traga seu aparelho , vamos vaciná-lo com carinho.

Obrigado.

LTNOTEBOOKS.


07
Dez

Disco Rígido Sólido - SSD você merece ter um!!!! Novidades do universo Notebook - 07/12/2013 14:32:31

Eis a situação: você tem um micro ou note com processador dual core ... ou até mesmo um core i7 , 4gb ou mais de memória e vive reclamando de lentidão em seu aparelho??? Fica formatando o aparelho e tem a impressão que ao formatar o micro fica mais rápido, sabe o porque disso???

É o gargalo de uma das peças mais antigas que ainda sobrevive hoje no mercado que é o:  HD!!!! Sim , ele mesmo. O HD vem sofrendo atualizações durante todas as décadas desde seu lançamento, substituindo os disquetes ( sim , velho pra caramba ) mas dadas as limitações mecânicas os fabricantes limitaram a rotação do disco em 7200RPM, existem discos mais rápidos porém muito caros e raros ... mesmo com BUFFER de 8mb , 12mb ,ou 64mb esses HDs ainda sim são limitados, 

A evolução do HD chegou com o SSD que é o HD totalmente eletrônico, sem partes móveis e ULTRA - RÁPIDO. chegando a ser em alguns casos 10x mais rápidos que um disco mecânico.

Agora que sabemos que os SSDs são muito mais rápidos que os discos rígidos convencionais, possuem um  menor tempo de latência e eliminam o maior gargalo de desempenho que existe hoje nos computadores e nos notebooks. Vale explicar que como qualquer tecnologia que ofereça recursos muito melhores o que dói no bolso é o preço. Atualmente eles são extremamente caros para tamanhos de 256 GB ou 512 GB, e tamanhos menores do que estes podem comprometer a experiência de uso por não ter espaço suficiente para quem costuma guardar filmes no computador.

 

 

Os bons e velhos HDs, por outro lado, são relativamente baratos se comparados aos SSDs: pelo valor de um SSD de 256 GB é possível conseguir 4 TB ou mais em discos rígidos. A desvantagem é que o que se ganha em armazenamento se perde em desempenho, e em alguns casos, isso faz com que uma máquina extremamente rápida, dotada de um processador de vários núcleos e bastante memória, pareça impressionantemente lenta para abrir um programa. E o mesmo é válido para o os vários segundos que temos que esperar para que o sistema se inicie.

Geralmente um HD mecânico NOVO consegue em seu pico de leitura uma velocidade de 120mbps no começo do disco e essa velocidade pode cair mais da metade no final do mesmo. Por isso que ao lotar o HD o computador parece mais lento ... pois no final do disco SEMPRE será mais lenta a leitura dos dados.

Já um SSD pode ter uma velocidade média de 450mbps contínua pois não existe partes móveis e disco com " começo e fim " ... por isso que em determinadas tarefas o SSD pode ser muito , mas muito mais rápido que um disco rígido comum.

Outra vantagem do SSD em relação ao HD é que o disco rígido perde desempenho conforme o uso ... um HD velhindo com mais de 3 anos de uso poe ter sua velicidade de leitura/escrita 40% menor do que quando ele era 0km ... já o SSD não sofre com esse efeito do tempo.

Como qualquer solução que parece óbvia depois que tomamos conhecimento: por que não unir SSD e HD em um único drive? Essa tecnologia já existe e já está fazendo bastante sucesso. É o chamado disco híbrido. Muito comum em Ultrabooks de baixo custo, ele é basicamente a união entre um disco rígido convencional de 500 GB (ou mais) e um pequeno chip de SSD de 10 GB ou 30GB, destinado a desempenhar as funções mais utilizadas no sistema. Essa combinação não só aumenta significativamente a performance geral, como também diminui bastante o preço desses equipamentos.

 

Isso significa que ao comprar um híbrido teremos a velocidade de um SSD e o armazenamento de um HD a um preço baixo? Não.

 


Mas a performance geral da máquina será muito maior, afinal, o famoso "boot ultrarrápido" propagandeado pelos Ultrabooks não acontece devido ao processador, mas sim pelo desempenho do cache do SSD. O híbrido fica contido em um único drive que possui o mesmo tamanho de um disco de 2,5 polegadas (utilizado em notebooks), que aparece para o sistema operacional como somente um drive.

 

O próprio firmware do disco híbrido é quem organiza o que deverá ficar no SSD ou no HD, não havendo nenhuma necessidade de o usuário fazer isso manualmente (o que seria um trabalho muito, mas muito chato), e sem sofrer interferência do sistema operacional, ou seja, o híbrido é compatível com Windows, Linux e Mac ou qualquer outra plataforma onde seja instalado. O algoritmo que faz essa escolha determina dinamicamente os dados que são acessados com mais frequência e os manda direto para o SSD, deixando o HD com os arquivos pouco utilizados.

 

Uma outra solução seria abandonar o velho drive de dvd e instalar o HD mecânico em uma case adaptadora e colocar um SSD puro de menor capacidade , hoje o custo benefício dos SSDS está em 64GB por um bom preço, mas 64GB para os padrões de hoje é muito pouco porém mais que suficiente para se armazenar todos os dados do sistema operacional e dos principais programas utilizados, ex: Sabe aquele game que você cansa da tela de loading ... ele pode ser instalado no SSD junto com o sistema e eliminar o gargalo do game ou aquele programa de projetos ultra pesado. Diferente do Hidribo nesse caso é necessário a intervenção para configurar o armazenamento padrão para o disco mecânico e a instalação no SSD puro.

Então , antes de colocar mais 4GB de memória em seu PC ou note ... Adote um SSD , você não vai se arrepender.

Ficou interessado? Curta a matéria e entre em contato para um orçamento.

Assista ao vídeo reparo de um aparelho que recebeu uma SSD !!!!

 


07
Set

Carcaça Quebrada. Conhecendo os principais defeitos de Notebooks. - 07/09/2013 09:56:19

Bom , antes de mais nada , gostaria de reforçar que o que vou escrever aqui é baseado em experiência e volume de RMA ... não estou querendo criticar marca X ou Y ....

O usuário utilizando seu notebook normalmente , fecha a tela para guardar o equipamento e num belo dia ao abrir a tela CRASH!!! sente que a carcaça está "solta" por dentro ou até mesmo quebra visivelmente expondo a dobradiça...

É ... seu notebook quebrou ... mas porque isso acontece?

Bom vamos aos fatos!!!

1º Isso normalmente acontece pois o plástico como qualquer material de plástico com o tempo "resseca" ( não sei se é o termo correto mas acho que dá para entender ) isso somado ao fato de que ao afetuar o movimento de abre e fecha os parafusos que fixam o suporte das dobradiças perdem aperto criando folgas entre a cabeça do parafuso e a superfície da base. Essa folga exige um esforço maior das "ilhas" de sustentação que com o tempo e o ressecamento do material plástico acaba quebrando.

2º A forma como a carcaça ou moldura da tela se quebra vai de como o fabricante optou por fixar a tela no chassis e o tipo de dobradiça utilizada, algumas dobradiças ficam extremamente apertadas com o tempo exigindo um esforço maior para abrir a tela. Alguns fabricantes colocam toda a área de fixação na parte de inferior traseira da tela e quando essa se quebra pode até causar danos na tela LCD/LED ... um exemplo de notebooks com esse tipo de fixação é o HP DM4 de 13.3" Que apesar da carcaça da tela ser de aço escovado atrás ... sua sustentação interna é de plástico ou o DELL INSPIRON 1525 ( campeão desse defeito pois é todo feito de plástico )

Outra forma de se quebrar é quando a base da dobradiça é fixada na parte de baixo do chassis normalmente por 2 ou mais parafusos... é normal quando a carcaça está para se quebrar o cliente sentir que a tela tem uma certa folga para abrir e fechar ou está mais dura que o normal, fazendo em alguns casos até barulho de estalo ... mas o cliente acaba deixando esses detalhes despercebidos e quando realmente se dá conta ... quebrou!!! o campeão desse tipo de situação são os notebooks de 15.6" principalmente os ACERs e Gateway´s ...

Em ambas as situações o culpado não é o fabricante que utiliza o material inadequado, cabe ao cliente assumir a culpa por falta de informação sobre o assunto e falta de cuidado ... quando acontece é tarde demais.

Minha carcaça quebrou tem conserto?

Sim , na maioria das vezes tem conserto sim. basicamente o reparo é quase que artesanal ... é necessário analizar cada caso em separado e verificar a melhor solução de reparo ... em notebooks pouco danificados que apenas arrancou as ilhas dos parafusos basta apenas resinar o local fixando a ilha novamente ao seu lugar ... aguardar secar e parafusar a dobradiça ao seu lugar , aplicando um pouco de super cola na cabeça do parafuso apenas para ele não perder aperto facilmente, mas nada que impossibilite a sua remoção para uma futura manutenção.

Em notebooks que a situação piora o cliente tem 2 alternativas apenas .. a primeira mais cara e difícil é encontrar uma carcaça nova para substituir a com defeito. em alguns notebooks crônicos como o ACER essas carcaças são bem raras de se conseguir ... em alguns casos somente sob importação que leva uns 40 dias para chegar. ou deixar a resina exposta e dar um acabamento com tinta da cor do notebook. não há outra solução.

Como prevenir ?

Bom ... é normal com o tempo as pessoas irem perdendo o cuidado com o equipamento , no começo é um mimo ... coloca até mesmo o paninho sobre o teclado na hora de guardar e com o tempo todos os cuidados vão sumindo um a um ... é ai que está o erro.

Devemos SEMPRE abrir a tela do notebook da maneira correta e sem tanta força ou velocidade para tal. Se com o passar do tempo sentir que existe uma folga e que a tela já não está tão firme como antes ou está mais "dura" que o normal para abrir e fechar procure ajuda para fazer uma revisão interna ...

Fazendo isso sua carcaça vai ter vida infinita. e seu notebook agradece a longo prazo.

Sobre o material utilizado no reparo, alguns profissionais usam: super bonder com algodão, cola quente,  resina epóxi ( durepóxi , araldite ...etc ), resina de prancha de surf, enfim, independente do material utilizado o mais importante de tudo é regular o abre e fecha da tela na dobradiça, é esse detalhe que irá garantir o sucesso no reparo a longo prazo.

Confira abaixo todo o procedimento de reparo de uma carcaça danificada.

Obrigado. Gostou da matéria?

Curta e deixe seu comentário abaixo!!!

Para dúvidas não poste a mesma aqui , os comentários ficam apenas vísiveis aos visitantes do site, então não temos o controle das mensagens e não responderemos nenhuma dúvida por aqui, se tem alguma dúvida ou precisa de ajuda mande um e-mail para:

contato@meunotebook.com

ou clique aqui e mande sua dúvida que responderemos todos assim que possível.


26
Abr

Poeira e falta de Manutenção. Conhecendo os principais defeitos de Notebooks. - 26/04/2013 20:46:04


Aqui está o grande vilão de qualquer notebook seja de qual marca e modelo for , independente do processador ou memória ... enfim, acredite:

SEU NOTEBOOK SUJA POR DENTRO!!!

Mas claro, vamos esclarecer alguns pontos cruciais. Eu não conheço nenhum Fabricante , Lojista, Vendedor que informe o cliente na hora da compra que seu notebook precisa e DEVE receber uma limpeza interna periódica, nos manuais dos equipamentos então essa informação não existe. Mas esse é um problema sério que leva vários equipamentos apresentarem defeitos após um longo ou as vezes curto período de uso.

Quando compramos um veículo automotor sempre somos informados que devemos trocar o óleo do motor a cada X quilômetros então porque o cliente nunca é informado que seu notebook precisa de manutenção interna?

Na foto ao lado vemos o exemplo de um notebook que recebeu a limpeza interna recentemente em nosso laboratório, segundo o cliente o mesmo em 2 anos de uso NUNCA sequer foi formatado e chegou com o defeito de não  ligar mais. A poeira bloqueou tanto o sistema de dissipação que o processador super-aqueceu e desarmou a placa mãe para não queimar. Em alguns modelos de notebooks basta aguardar “ esfriar” um pouco e o mesmo liga , maS acontece que alguns modelos não voltam a ligar enquanto não receberem uma manutenção completa internamente , tendo até que resetar a placa mãe em alguns casos.

 No universo desktop se criou a mania de que “um pincelzinho resolve!” Em notebooks pessoal... o caroço é mais embaixo, não basta apenas querer remover o pó, normalmente para se limpar um notebook deve-se desmontá-lo por inteiro, tornando –se um serviço que somente um profissional ou usuário qualificado possa fazer.

Existe também a polêmica em relação a PASTA TÉRMICA utilizada para tal serviço, mas isso fica para uma outra matéria que pode ser conferida no link abaixo:

http://www.meunotebook.com/materias/cont-143/pasta-termica´´o-que-e?-para-que-serve-?

Já recebemos equipamentos que o usuário se aventurou para fazer a própria limpeza e quase acabou perdendo o notebook , trouxe aqui parcialmente desmontado e por pura sorte apenas danificou a iluminação do teclado. A falta de limpeza causa aquecimento e desaceleração do processador em alguns casos , causando lentidão , congelamentos frequentes e desligamento do notebook durante o uso, além de possíveis danos ao HD devido aos efeitos colaterais acima. Acredite o custo de uma limpeza interna é mais barato do que você imagina e vai ajudar a conservar seu notebook por anos e anos. Pare agora de ler e pense no assunto!!!E quanto a essas bases refrigeradas vendidas no mercado?

Resultado de imagem para BASE PARA NOTEBOOK COOLERBom elas realmente funcionam, mais como uma base plana e suporte para o aparelho do que o real propósito para o que foi fabricado, isso porque o próprio sistema de dissipação de calor do aparelho consegue facilmente manter o sistema em temperaturas ideais , não será o fluxo de ar da base que irá amenizar esse aquecimento , na verdade a base acaba mais atrapalhando do que ajudando pois cria o falso senso de que o aparelho está "frio" mas por dentro os dissipadores estão literalmente fritando ok.

 

 


 Agora que você já pensou e se lembrou que já fez um tempo que seu notebook está na ativa vou tentar tranquilizar você, não existe uma regra, o ideal é após um ano de uso levar em um profissional para fazer sua primeira manutenção, claro que o notebook pode ou não estar muito sujo, mas baseado na quantidade e tipo de poeira encontrado internamente dá para fazer um cronograma para a próxima limpeza , que as vezes pode aguentar mais de 2 anos. isso varia muito de equipamento para equipamento , ambiente propício a acumular poeira, quantidade de horas que o notebook fica ligado por dia, baseado nisso dá para imaginar em que situação seu notebook está.

O grande aliado dessa “sujeirada ” toda é o famoso defeito de BGA que pode ser conferido nesta matéria neste link abaixo:

http://www.meunotebook.com/materias/cont-2/reparo-no-bga-(-placa-mae-)-vale-a-pena-ou-nao?

Lembrando que os riscos de se manter o aparelho nesse estado de poeira são o super-aquecimento do aparelho podendo contribuir para uma falha no HD ou defeitos no teclado por exemplo, além do risco para a placa mãe.

Um aparelho crônico em dependência de manutenção é o HP G42 que fica empoeirado facilmente e recentemente os DELL inspiron 14 ... além de outros tantos.

Se o seu notebook tem mais de 1 ano e nunca foi verificado internamente se programe e procure-nos para fazer a sua primeira manutenção, se tem mais de 2 anos comece a se preocupar e se tem mais de 3 anos procure o mais rápido possível ajuda antes que seja tarde demais.

Para os clientes que já fizeram a manutenção a mais de um ano programe-se , se o seu aparelho funciona bem até hoje é graças a essa manutenção ok.

 

Seu notebook agradece à longo prazo!!!

 

Gostou??? então curta a matéria e divulgue!!!!

 

Veja abaixo um vídeo reparo causado pelos malefícios da falta de manutenção e limpeza interna ...

 

Abaixo um aparelho que entrou em manutenção apenas para executar a preventiva ...



30
Jan

Dc-Jacks Conhecendo os principais defeitos de Notebooks. - 30/01/2013 21:34:46

Conectores internos soldados direto a placa mãe.Os DC-Jacks são os conectores internos onde você pluga o seu carregador, assim como na foto ao lado eles podem ter vários formatos e vários sistemas de soldagem e interligação com a placa mãe de seu notebook. Eles são alvos principalmente de tropeções, mau uso e carregadores universais de má qualidade que ficam com pequenas folgas ou  acabam por ter amperagem insuficiente, nesse último caso acontece o aquecimento no conector e derretimento de partes plásticas e até mesmo pode danificar a solda dos terminais na placa mãe.

 

Conector com caboExistem também os DCjacks que são interligados por cabos, eles são mais fáceis de se reparar quando necessário , pois não necessitam de cuidados extremos com a placa de circuito impresso e componentes ao redor dele já que o cabo é soldado diretamente ao Jack e interligado a placa mãe por conectores.

 

Conector soldado na placa mãeAmbos os tipos fazem seu papel determinando onde cada tensão partirá para toda a placa mãe. é muito comum quando o usuário não toma cuidado ao encaixar o carregador , ou tropeços danificarem a pinagem do jack , fazendo a tensão não chegar nas bobinas da placa mãe e assim o notebook fica com o sintoma de não liga e nem acende os leds... há casos também dos usuários que dão um "jeitinho" dobrando o cabo e forçando para um ponto extremo ou as vezes prendendo embaixo do notebook , achando que é o carregador com defeito, Se o dc-jack do seu notebook é soldado diretamente à placa mãe isso poderá ser um ponto de solda que está com fusão baixa.

 

Métodos não ortodoxos para consertar um terminal em curto, foto é de um aparelho ITAUTEC W7655 que dá muito desse problemaIsso é muito perigoso , pois pequenos curtos estão ocorrendo neste momento , aquecendo a placa e podendo danificar a ilha de soldagem permanentemente , diminuindo drasticamente o sucesso do reparo. Em alguns casos com métodos não tradicionais há como fazer o reparo ( foto ao lado ) eliminando o curto e soldando através de cabos. Mas pra que contar com a sorte não é mesmo!? Mesmo com ou sem cabo, com os dc jacks a dica é: Conectar o carregador sempre olhando para o mesmo , encaixando com cuidado , deixando o cabo da fonte longe de possíveis tropeções e puxões, com fontes universais ou compatíveis verifique se durante o uso do notebook o plugue esquenta demais, principalmente quando a bateria necessita ser carregada durante o uso, se esquentar o carregador ou seu DC JACK pode estar com problema.

Abaixo vídeo reparo de um notebook com DC jack danificado.

 

Obrigado. Gostou da matéria?

Curta e deixe seu comentário abaixo!!!

Para dúvidas não poste a mesma aqui , os comentários ficam apenas vísiveis aos visitantes do site, então não temos o controle das mensagens e não responderemos nenhuma dúvida por aqui, se tem alguma dúvida ou precisa de ajuda mande um e-mail para:

contato@meunotebook.com

ou clique aqui e mande sua dúvida que responderemos todos assim que possível.