Navegando na internet encontramos esse tutorial simples e resolvemos colocar aqui para nossos clientes.
Pasta térmica ... o que é? para que serve ? Dicas e Curiosidades - 01/06/2016 21:04:49
Vamos agora falar sobre talvez um dos principais componentes de um notebook ou computador, e não estamos falando de processadores , memórias e muito menos de placa mãe , vamos levantar dicas e curiosidades sobre ela a PASTA TÉRMICA.
A escolha de uma pasta térmica de ALTA QUALIDADE é super importante para garantir o bom funcionamento do equipamento à longo prazo, no mercado existem inúmeras marcas e tipos de pasta térmica, todas elas possuem a mesma função: auxiliar a transmissão do calor gerado pelo componente para o dissipador de calor.
Isso inclui processadores , Chips gráficos, chipsets entre outros, uma boa margem de temperatura garante o bom desempenho da máquina. Muitas assistências conhecem a importância da qualidade da pasta térmica mas não colocam em prática ou acham que qualquer pasta serve.
Isso sem falar na quantidade de pasta aplicada. Quando falamos de pasta térmica quantidade não significa qualidade ok!
Durante esses anos todos já passaram em nossas mãos diversos tipos de pasta , vamos citar as principais .... entre elas:
A mais popular de todas as pastas comuns a BRANCA com base silicone, que apesar de não possuir condutor térmico atende bem a grande maioria dos processadores de DESKTOPS do mercado, isso porque os processadores de DESKTOPS possuem um núcleo muito grande e grandes dissipadores de calor.
Mas cuidado!!! essa pasta utilizada em notebooks não é tão eficiente, deixando em alguns aparelhos a temperatura de operação em sobrecarga de processamento mais de 13ºC acima em relação a outros modelos de pasta, dependendo do modelo do processador fazendo o aparelho desacelerar ou até mesmo desligar para prevenir queimas.
E já pegamos vários e vários notebooks utilizando dessa pasta térmica, alguns técnicos praticamente LAMBUSAM o equipamento com pasta, além se ser um desperdício de pasta , dá aquela aparência de serviço feito nas coxas.
Então lembre-se:
PERGUNTE na sua assistência técnica qual pasta térmica será utilizada na manutenção do seu equipamento, se o seu equipamento for um notebook e a pasta utilizada for dessas mais populares de baixo custo, exija que utilizem uma pasta melhor.
O mesmo vale se o seu equipamento for um desktop com processador dual core de nível médio para baixo ( core i3 , pentium , celeron , semprom , athlon II entre outros ) essas pastas populares atendem bem, se for um quad core exija também uma pasta térmica de melhor qualidade.
Um dos principais atrativos dessas pastas populares é a sua relação custo x benefício e a facilidade de compra, para uma assistência técnica ter uma pasta popular é fundamental pois nem sempre o serviço sai como planejado, quantas e quantas vezes já aplicamos pasta térmica artic silver ( falaremos dela mais abaixo ) e por algum motivo tivemos que remover a pasta para corrigir algum outro problema. Isso acontece muito e o custo do desperdício dessas pastas de alta performance é alto ... um pote de pasta térmica branca comum de 50g chega a custa pouco mais de R$ 15,00 ...
Uma pasta térmica artic silver de apenas 3g custa cerca de R$ 35,00 isso mesmo... 3 GRAMAS!!!!
Mas o que essa tal de artic silver tem de tão boa para ser tão cara???
A condutividade térmica dela é maior pois usa como material condutor a prata e isso acaba encarecendo ( E MUITO ) o seu preço, mas é fundamental o uso de uma pasta desse tipo em processadores de notebooks e alguns processadores de desktops de alta performance.
Existem outras soluções de qualidade com melhor relação custo x benefício que a artic silver???
A resposta é sim, mas por ser uma pasta mais popular entre os entusiastas será muito mais fácil achar uma artic silver que uma TITAN NANO BLUE ou uma ZALMAN ... GD900 ... Shin etsu ... etc
Já utilizamos muito a TITAN NANO BLUE e temos até vídeos de manutenções em que usamos essa pasta, mas por ser muito difícil de achar tivemos que adotar outra marca.
Hoje temos em nosso laboratório a artic silver 5 e a GD900 esta última que nos testes nos surpreendeu e muito o seu desempenho. Ficando quase que em empate técnico com a artic silver.
Agora vamos provar essa informação , recebemos um equipamento ASUS com processador core i7 e fizemos 3 testes ... o equipamento com a pasta térmica branca, a artic silver e a GD900 ... e colocamos o aparelho em testes de stress por um tempo e medimos com o programa CPUID a temperatura de operação... os resultados ... preocupantes.
Na imagem ao lado ( clique para ver em tela cheia ) vemos os testes utilizando a pasta térmica queridinha dos entusiastas a ARTIC SILVER 5 ...
As temperaturas não passaram de 78ºC em testes de stress, mantendo um bom nível de temperatura quando o aparelho é exigido ao máximo.
Agora na imagem ao lado ( clique para ver em tela cheia ) vemos os testes utilizando a pasta térmica GD900 ...
As temperaturas ficaram em média 2ºC acima que os resultados da artic silver, mesmo assim o equipamento quando exigido ficou com uma boa margem de temperatura. Quase um empate técnico.
Na imagem ao lado ( clique para ver em tela cheia ) vemos os testes utilizando a pasta térmica BRANCA de silicone popular entre os técnicos.
As temperaturas ficaram em média 10ºC acima em relação a artic silver, no núcleo 1 chegou a ser 12ºC acima, uma margem muito alta e perigosa, sendo que acima de 90ºC o processador começa a desacelerar sua velocidade e a 100ºC o aparelho desliga para prevenir queima do processador, o uso dessa pasta logo após a MANUTENÇÃO PREVENTIVA deixa uma margem pequena para uso contínuo da máquina, logo logo esse notebook se utilizando pasta BRANCA irá apresentar super aquecimento.
Isso não só pelo tipo de condutor e sim porque a pasta BRANCA é uma pasta que perde sua vida útil logo , ela resseca com muita facilidade em pouco tempo de uso, não recomenda-se o uso por mais de 3 meses ...
Qual o cliente que aceitaria ter que pagar para TROCAR A PASTA TÉRMICA DE 3 EM 3 MESES ???
Mas é isso que os notebooks sofrem com o uso dessa pasta a longo prazo ... e o cliente pouco percebe isso pois é uma informação meio desencontrada de pouca evidência. Esse é o nosso alerta, nas pequenas coisas, nos detalhes é que fazem a diferênça de um serviço de qualidade.
Agora que já sabe mais sobre o assunto não se esqueça de dar aquela revisada no seu aparelho e presenteá-lo com uma pasta térmica de qualidade , seu aparelho agradece.
Obrigado.
Equipe LTNOTEBOOKS/ DBFUSION
Data da última atualização ( 07/06/2016 )
Como remover a senha de inicialização do windows 8? Dicas e Curiosidades - 16/04/2014 09:15:30
Com o passar do tempo o windows 8 vem conquistando aos poucos os usuários , mas alguns recursos desse sistema ainda irritam o usuário comum que quer o computador pronto para uso.
PSafe , Hao123, Iminent , Toolbars, Baidu e outros programas. Dicas e Curiosidades - 26/02/2014 09:43:25
É muito comum ao receber as maquinas para manutenção e verificar tais programas instalados e na maioria das vezes o usuário nem faz idéia de onde eles vieram. vamos falar um pouquinho de cada um deles.
PSAFE ANTIVÍRUS
Lançado inicialmente em abril de 2011, o programa acabou ficando com certa má fama por ser distribuído de maneira “sutil” junto com instaladores de outros softwares, o que acabou irritando muita gente por aí.
O programa agrada por conta de sua leveza e interface simplificada totalmente em português com linguagem simplificada diferente de outros programas do tipo, este aplicativo brasileiro não exagera nos menus e concentra todas as suas funções em uma tela bastante enxuta. No geral, o software ficou bem bonito e visualmente agradável. Felizmente, o utilitário não apresenta mais “pegadinhas” durante essa instalação e também se livrou das propagandas que tanto irritavam os usuários
Apesar de ser um software brasileiro nossa opinião é que o Psafe ainda é muito fraco porém aceitável dentro do mercado de anti-vírus gratuítos. mas ainda sim é embutido em vários instaladores pela web fazendo com que o equipamento fique extremamente lento com 2 anti-vírus instalados.
BAIDU ANTIVÍRUS
O Baidu Antivirus é basicamente um anti-vírus criado por chineses com algumas inovações, uma delas é contar com três motores de proteção: um próprio, local, um baseado no serviço Baidu Cloud e outro fornecido pela Avira. um grande nome no mercado de antivírus free e pago.
Assim como o Psafe o baidu oferece uma interface atraente porém sempre fica aquela pulga atrás da orelha se o software realmente cumpre o que promete, o motor do avira deve ser ativado manualmente, é um software leve e consome pouca memória mas normalmente vem instalado com algum outro programa e ao se instalar na máquina fica junto com o anti-vírus nativo , causando lentidão. Quando se fala em anti-vírus o ideal é deixar apenas 1 programa em execução. se gostar do baidu fique com ele, particulamente não gostamos pois assim como o Psafe pecou pela conduta do software se impor no mercado sem a solicitação do usuário. quem sabem um dia mudamos de opinião.
HAO 123, IMINENT E TOOLBARS
O hao 123 é um serviço asiático que corresponde a um dos grandes sites no segmento de buscas da China. O problema é que ele vem sendo embutido junto com outros instaladores e altera várias configurações de seu equipamento , causando irritações para remove-lo, assim como o Iminent que promete trazer emoticons ( fala sério quem ainda usa isso ?? ) e sem sua permissão altera o motor de busca do navegador ( todos eles ) e sua página inicial ... tanto o iminent quanto o HAO 123 são add-ons que são " oferecidos" gratuitamente junto com outro software e temos outros exemplos como outras "toolbars" que vemos por ai.
YAC , PC FASTER , PC BACKUP, REGISTER BOOSTER.
Está cada vez mais coomum esses tipos de programas que supostamente prometem fazer milagres , deixando seu pc mais rápido ... etc. O problema é que esses programas realmente fazem o que prometem, só que todos eles instalados na máquina fazem a mesma demorar vários minutos para iniciar o sistema e se o micro ou notebook tiver pouca RAM fica praticamente impossível não se irritar com a lentidão do mesmo.
Em comentários no baixaki vemos pessoas que usam e gostam de tais programas ( eu não conheço ninguém ) o que é fato é que programas como o Ccleaner , advanced system care , tuneup utilities e muitos outros renomados não precisaram se instalar escondido nas máquinas para ficarem famosos e com credibilidade.
Programas como o YAC, PSAFE, BAIDU, conseguiram tal popularidade de forma negativa e além de tudo se impondo junto ao sistema de proteção presente na máquina.
Infelizmente o anti-vírus é um mal necessário , consome recursos , memória RAM e HD, sendo assim deixa o sistema ligeiramente mais lento, imagina vários deles sendo executado ao mesmo tempo.... é de querer jogar o aparelho na parede.
COMO SE PREVENIR?
Bom antigamente era só desmarcar as caixinhas na hora da instalação , mas agora eles fazem pegadinhas então LEIA AS BENDITAS CAIXAS DE SELEÇÃO ... e mesmo assim você pode ao reiniciar o pc encontrar algo parecido com toolbars. Num geral não fique baixando programas sem saber do que se trata e sem ler comentários do mesmo pela internet. Assim você ficará livre de programas desse tipo e garantindo o bom funcionamento do windows ... o melhor anti-vírus nessas situações é a atenção e prudência do usuário.
Para completar o conhecimento leia essa matéria abaixo:
http://www.meunotebook.com/materias/cont-125/formatacao-virus´´adwares´´spywares-e-outros
O computador/notebook da empresa está com vírus? Saiba como agir. Dicas e Curiosidades - 01/12/2012 09:15:59
Ao chegar para trabalhar, um funcionário liga o computador ou o notebook e se prepara para navegar pela internet. Mas antes de conseguir abrir o e-mail, surge uma mensagem do antivírus na tela denunciando uma ameaça que pode ter infectado o computador ou a rede usada pela empresa.
Como o funcionário deve proceder em um caso desses? O primeiro passo, claro, é entrar em contato com o setor de TI para avisar sobre a ameaça que pode prejudicar todos os computadores da empresa.Mas até que tudo seja resolvido pode levar um tempo e os funcionários têm tarefas a cumprir. Especialistas em segurança afirmam que é possível usar o computador mesmo com a ameaça de vírus, embora seja preciso tomar uma série de cuidados e medidas para garantir que nada seja prejudicado.
Enquanto em um computador doméstico a solução é um pouco mais simples – no pior dos casos o usuário pode simplesmente solicitar a formatação da máquina para eliminar a ameaça, apesar de essa não ser a única forma de resolver – em companhias a situação é um pouco diferente. São muitos computadores ligados em rede e com arquivos importantes armazenados dentro deles. Assim, a solução “formatar” não é muito indicada.Geralmente os casos nessas áreas são um pouco mais ´cabeludos´, mais complexos. São vários computadores ligados em rede. Um malware infecta uma máquina, se dissemina pela rede e ataca outros.
A primeira recomendação é evitar entrar em qualquer site que exija suas credenciais. Seja em banco, serviços de e-commerce, e-mail pessoal ou corporativo ou redes sociais, a senha pode ser roubada. Mas não é só isso.
Enquanto o caso está sendo analisado, existem alguns processos que podem ajudar: atualizar antivírus, sistema operacional, navegador e plugins, por exemplo. Também é importante entender como o computador foi infectado para evitar novas ameaças no futuro. Tem que se valer da memória para saber como isso chegou ao computador. Pode ser um pen drive, a navegação, a rede ou algum software. Muitas das infecções acontecem principalmente por causa do comportamento do usuário.
Se nenhuma desta dicas funcionarem entre em contato iremos solucionar seu problema.
Como desativar o controle de conta de usuário no windows 7. Dicas e Curiosidades - 29/11/2012 19:31:17
O que é o UAC afinal?
Como no Windows Vista o Windows 7, possui um recurso de segurança chamado Controle de Conta de Usuário, que pergunta ao usuário se ele deseja executar ou não os aplicativos que vai instalar ou que já estão instalados na máquina. Esse sistema na teoria serve para melhorar a segurança do computador e evitar ações precipitadas, contudo para usuários mais experientes, esse recurso pode ser irritante, podendo bloquear acesso a arquivos de hd externo e pen-drives ..etc não deixando assim você acessar os arquivos que vieram de outro notebook por exemplo, caso voce deseje desabilitar o Controle de Conta de Usuário (UAC, em inglês – User Account Control) é um processo relativamente simples.
1. Clique no botão iniciar e digite no campo de pesquisa “Controle de conta de usuário” ou apenas uac para facilitar o acesso. Clique no resultado de pesquisa.
2. Na página que abrir, deslize o controle até o final, onde está escrito nunca notificar e de Ok. Reinicie o Notebook.
3. Pronto! Agora nunca mais você vai ser importunado pelo UAC.
OBS: outra forma de acessar o painel é através do PAINEL DE CONTROLE / CENTRAL DE AÇÕES / ALTERAR CONFIGURAÇÕES DE CONTROLE DE CONTA DE USUÁRIO.
OBS 2: PARA O WINDOWS 8 ESSA DICA TAMBÉM SERVE O CAMINHO É: CONFIGURAÇÕES/ PAINEL DE CONTROLE / CENTRAL DE AÇÕES / ALTERAR CONFIGURAÇÕES DE CONTROLE DE CONTA DE USUÁRIO.
Cuidados com líquidos, poeira e humidade. Dicas e Curiosidades - 26/11/2012 14:26:06
Um grande problema dos donos de notebook em geral é que não costumam procurar uma assistência periódicamente para verificar o seu notebook internamente, quando falamos em veículos automotores sempre escutamos que é necessária a troca do óleo após " TANTOS KM" e assim por diante , com notebooks é a mesma coisa , Nós " assistências técnicas" sempre orientamos o cliente a vir periódicamente fazer um check-up no seu notebook , e muitas pessoas não retornam na data prevista.
Cerca de 90% ignoram nossos alertas e apenas nos procuram quando o equipamento para de vez. Nas fotos temos um exemplo disso, na primeira foto a oxidação foi se agravando tanto até atingir a placa mãe e condenar o notebook de vez , na segunda foto o cliente ficou 2 anos sem retornar para fazer a manutenção após a troca da tela LCD e o pó resultou em super-aquecimento e defeito de BGA... Então pense, e veja quando foi a ultima revisão em seu notebook, se faz mais de 1 ano nos procure, se caiu líquido mas seu notebook ainda funciona mesmo assim procure uma assistência, acredite seu notebook já pode estar precisando de manutenção mas não manifestou defeito , procure-nos antes que seja tarde.
O que o Orkut ainda tem de bom? Dicas e Curiosidades - 19/11/2012 10:00:31
É um pouco deprimente acessar o Orkut hoje em dia. A rede social que um dia já foi a mais popular do Brasil vem cada vez mais perdendo popularidade. E o que resta aos usuários resistentes é uma página de scraps parada há meses e uma timeline ignorada. Mas o que ainda leva estas pessoas a acessarem uma rede social que oferece cada vez menos sua função inicial: o social?
Não há dúvidas de que, para a maioria do público, o relacionamento pessoal migrou para o Facebook. Não à toa, já em 2011, a rede de Mark Zuckerberg assumiu o posto de mais acessada pelo público brasileiro, com mais de 30 milhões de usuários ativos.
Desta forma, o Orkut vem cada vez sendo reduzido a um grande conjunto de fóruns, representados por uma de suas funções primordiais: as comunidades. Não há no Facebook, ou mesmo no Google+, um recurso que reúna pessoas com gostos semelhantes e encoraje tanto o debate.
O que as outras redes oferecem são alternativas. O Facebook tem as fanpages, mais abertas, às quais você se junta com um ´Like´, e os grupos, mais restritos, que têm uma dinâmica mais parecida com as comunidades. Entretanto, o pouco espaço dado para os comentários é considerado restrito por alguns usuários.
"No Facebook, o usuário é encorajado a comentar o post original e não a iniciar um debate com outras pessoas. Quando você concorda, pode dar um ´Like´ ou você pode até tentar argumentar, mas dificilmente iniciar uma discussão", explica Rafael Santos, de 26 anos, que não abre mão de acessar algumas de suas comunidades.
Esta diferença faz com que muitos dos usuários se fechem em seus círculos sociais no Facebook, apontam aqueles que não abrem mão do Orkut. Enquanto discutiam nas comunidades, os ‘orkuteiros’ tinham contato com várias outras pessoas distintas, o que facilitava a aquisição de novas amizades e até mesmo namoros.
Ao longo dos anos, o Orkut se consagrou com comunidades sobre praticamente todos os temas. Desde as mais bobas, que foram criadas como piada, a outras para incentivar discussões. As que se enquadram nesta segunda categoria estão ativas e movimentadas até hoje; são os fóruns de futebol, política, seriados de televisão e até mesmo dúvidas tecnológicas. Outras comunidades bastante ativas são as de downloads, embora muitas delas tenham conteúdo pirateado.
Outro recurso elogiado na primeira rede social do Google é que ela é menos invasiva do que o Facebook. Dependendo do nível de atividade da pessoa, a timeline do site de Zuckerberg pode ficar poluída com o conteúdo compartilhado pelos seus contatos. Além disso, o usuário se sente menos compelido a divulgar informações pessoais, o que aumenta sua privacidade.
Por estas razões, ainda há muitos usuários que não abrem mão do Orkut, mesmo que seja apenas para visitar uma única comunidade. “A atividade dos meus amigos realmente diminuiu, não recebo mais scraps, mas enquanto minhas comunidades favoritas ainda estiverem ativas, continuo fiel ao Orkut”, expica Santos. E você acessa seu orkut hoje em dia?
Fonte: Olhar Digital
Verão 2012 o mais quente da história. Dicas e Curiosidades - 14/11/2012 21:15:44
Segundo especialistas em clima o verão de 2012 foi o mais quente da história do hemisfério norte. Já o verão 2012/2013, aqui no hemisfério sul também será de altas temperaturas, como consequência equipamentos eletrônicos que precisam de refrigeração a ar sofrem mais com estas temperaturas. A falta de manutenção em computadores e notebooks é mais visível em dias mais quentes, onde o equipamento esquenta mais que o normal e acaba travando, desligando e até mesmo queimando algum componente interno.
Computadores Desktops sofrem menos essa onda de calor, pois tem coolers maiores e de rotação mais alta, já em notebooks estamos falando de equipamentos mais compactos, com coolers menores com aletas mais finas e que enchem de poeira mais facilmente, podendo até mesmo ocorrer um defeito de BGA. Se seu equipamento tem mais de 1 ano sem manutenção interna comece a se preocupar, mas não entre em pânico aqui trabalhamos com orçamentos sem compromisso, traga seu equipamento que verificamos a necessidade de manutenção interna e se o mesmo está pronto para aguentar todo este calor que está por vir.
Perguntas frequentes sobre notebooks. Dicas e Curiosidades - 15/10/2012 20:36:03
Perguntas frequentes sobre notebooks.
P: Posso trocar a Placa de vídeo do notebook pra rodar um jogo mais atual?
R: 99% das vezes NÃO. Notebooks quase sempre tem sua placa de vídeo soldada a placa mãe. É claro, tem notebooks que tem a vga onboard e tem outros que tem a VGA off-board, em forma de uma placa encaixável em um slot especial de notebook. Não são muito fáceis de se encontrar e tão pouco baratos, mas geralmente são dedicados ao publico entusiasta, que se interessa por jogos e aplicações gráficas.
R2: Antes que me pergunte se é possível trocar o chip soldando outro, NÃO É POSSíVEL ISSO, notebooks são desenvolvidos em um projeto para funcionar apenas com os componentes designados para ele.
P: Posso trocar minha tela por uma de maior resolução?
R: Depende. Em alguns notebooks, geralmente notebooks para fins profissionais, como os IBM, Toshiba, Dell e Macbook Pro, é possível encomendar uma tela para o fabricante com resolução maior, junto com a tela, vem um software que irá mudar os valores de um pequeno chip que controla estes parâmetros.
P: Posso trocar o processador?
R: Geralmente sim. Upgrade de Celeron para Core2duo pentium para CORE I3 e CORE I5 é bem comum nos notebooks. Mas a atual geraçào de notebooks mais "baratos"tem vindo com processadores SOLDADOS na placa màe impossibilitando o UPGRADE.
P: Posso aumentar minha memória?
R: 99% dos notebooks aceitam upgrade de memória, verifique se seu notebook irá aguentar mais memória do que já tem. Os notebooks mais antigos, suportam um máximo de 4GB de memória sendo em 2 pentes de 2GB cada, os mais atuais chegam a 8gb ou 16 dependendo da marca e chipset.
P: Posso trocar meu HD?
R: Sim, em notebook este é o tipo de upgrade mais comum.
P: Há um limite de HD para ser instalado?
R: Não, mesmo que seu notebook esteja supostamente limitado a um valor (ex: 500Gb, 640GB), caso instale um HD de 1TB, ele pode não reconhecer o valor integral do HD na bios, mas assim que instalar o Sistema Operacional, ele irá ler o disco por inteiro.
Existe uma limitaçào técnica em BIOS AHCI de 2TB por partiçào que foi corrigida com as "novas" BIOS UEFI
P: Posso trocar meu DVD por um Bluray?
R: Isso vai depender, em tese, poder pode, porem se seu notebook não tem uma boa vga, não irá conseguir ver filmes, sendo possível utiliza-lo apenas para ler dados. Placas de vídeo acima de Intel HD, ATI 4200, e Nvidia 8400GS já são capazes de executar um filme em alta definição sem problemas.
P: Bateria, como faço para ela não ficar viciada?
R: Esta é uma questão critica,as baterias de litio não "viciam" porém é recomendado usar o notebook na bateria até ela descarregar totalmente, e após isso, colocar para recarregar em um momento que não esteja usando o notebook, quando ela estiver 100% carregada, guarde-a se for usar o notebook constantemente no carregador.
P: Como maximizar o tempo de bateria?
R: Diminua o brilho da tela, não veja filmes (DVD ou Youtube), desligue o WiFi (Wireless), evite usar jogos, escolha um plano de energia mais economico no painel de controle. Estes são os principais vilões da bateria.
P: Posso colocar uma bateria que dure mais? Como devo proceder?
R: Sim, as baterias de notebook são na verdade uma caixinha com pilhas especiais dentro, estas pilhas são chamadas CELULAS, quanto mais células tiver, mais tempo o notebook ficará ligado, pois são mais lugares para se armazenar energia. Geralmente as baterias são: 4 Células (notebooks da inclusão digital principalmente), 6 Células (notebooks comuns, Acer, Dell, Toshiba), 9 Células (geralmente notebooks de 17", notebooks empresariais como IBM/Lenovo utilizam) e as de 12 células, que são um caso extremo para notebooks que precisam ficar muitas horas longe de uma tomada, geralmente notebooks especiais da Panasonic a utilizam.
Obrigado. Gostou da matéria?
Curta e deixe seu comentário abaixo!!!
Para dúvidas não poste a mesma aqui , os comentários ficam apenas vísiveis aos visitantes do site, então não temos o controle das mensagens e não responderemos nenhuma dúvida por aqui, se tem alguma dúvida ou precisa de ajuda mande um e-mail para:
contato@meunotebook.com
ou clique aqui e mande sua dúvida que responderemos todos assim que possível.
Mitos e verdades Sobre Baterias de Notebooks Dicas e Curiosidades - 06/10/2012 10:21:26
Bateria de notebook "vicia"?
MITO - Atualmente, os portáteis trazem baterias de íon lítio, que armazenam bem mais energia que as baterias antigas e não sofrem com o "efeito memória". Assim, não é preciso carregá-las até o máximo e nem esperar descarregá-las até o mínimo, como acontecia antigamente. É possível passar o dia todo com o notebook na tomada sem se preocupar em deixar a bateria "viciada".
Tirar a bateria enquanto o notebook estiver na tomada prolonga a sua vida.
VERDADE - Se você é um usuário que utliza o notebook como um desktop 24HORAS /7 DIAS POR SEMANA/ 365 DIAS POR ANO, ou seja, não o carrega de um lado para outro, é indicado sim retirar a bateria enquanto o notebook está na tomada. Com o procedimento, a vida útil do equipamento pode aumentar muito. Uma dica é guardar a bateria carregada e usá-la a cada uma ou duas semanas para dar nova carga.
Tenho que usar a bateria até o final para depois carregá-la.
MITO - Não é preciso esperar tanto. Sempre que sentir necessidade de dar mais uma carga, pode plugar o notebook na tomada. o que acontece é que a vida útil de uma bateria também é medida em ciclos de recargas , então quanto mais recargas fizer menos vai durar sua bateria a longo prazo, se utiliza muito a bateria recomendo a utilizar o ciclo completo de descarregamento, mas lembrando isso não estraga a bateria apenas aproveita todo o ciclo ok, não sendo uma regra. Estima-se que uma bateria de lítio seja capaz de realizar cerca de 300 ciclos de carga garantidos pelo fabricante, os demais varia de acordo com a qualidade das células utilizadas.
Assistir filmes baixados consome menos energia do que usando o DVD.
VERDADE - O disco rígido do laptop consome menos bateria do que usar o leitor óptico porque não é preciso enviar energia para fazer as engrenagens funcionarem. Assim, prepare-se para converter seus DVDs em arquivos com formato compatível com o portátil. Existem diversos softwares para fazer essa conversão, conhecida como "ripagem de DVDs".
Dispositivos USB são verdadeiros vilões quando o assunto é consumir bateria.
VERDADE - Todo dispositivo USB precisa ser alimentado pelo próprio notebook para funcionar, mesmo quando não está ativo. Modems 3G e conexões eSata também entram na lista dos itens que devem ser evitados na hora de economizar bateria.
Ligar e desligar o notebook várias vezes contribui para o consumo de energia.
VERDADE - Ao ligar o notebook, o Bios (chip responsável pelo reconhecimento de hardware) realiza todo o processo de inicialização de hardware e do sistema operacional. Este processo consome muita energia.
Um notebook não gasta nenhuma energia quando está em standby.
MITO - o notebook em "standby" consome energia, mas em uma quantidade muito menor do que quando está ligado. O mais indicado é colocar o notebook no modo Hibernação do Windows, já que ele consome menos energia do que no modo Espera. As duas opções oferecem o mesmo resultado: desligam o notebook enquanto ele não está sendo usado e restaura os aplicativos e janelas que estavam sendo usados quando ligado novamente. A diferença é que o modo Espera deixa os dados gravados na memória, o que vai consumir mais bateria.
Discos SSD economizam bateria.
VERDADE - Discos SSD consomem menos bateria que os discos rígidos convencionais.
Perdi o carregador de bateria do meu celular/notebook (ou ele estragou). Posso usar um carregador “genérico”?
DEPENDE. A duração das baterias de lítio é fortemente afetada por variações pequenas de tensão (voltagem) de carga e temperatura. Uma variação de apenas 0,15 Volts na carga pode diminuir a vida útil de sua bateria pela metade. Por isso, se o seu carregador estragou, não compre ou pegue emprestado um “parecido”. Substitua por outro IDÊNTICO (ORIGINAL) de preferência ou compre uma fonte universal de qualidade e peça para um técnico medir sua saída , muitas fontes não fornecem o que o indicador demonstra danificando vários equipamentos por ai. Isso é muito importante.
DICAS PARA ECONOMIZAR BATERIA E PROLONGAR SUA VÍDA ÚTIL.
1. Reduza o brilho da tela de LCD, ele é o principal vilão no consumo de energia
2. Desligue a antena Wi-Fi quando não estiver usando a internet
3. Deixe o menor número de dispositivos USB conectados
ao notebook, mesmo inativos
4. Reduza o número de programas executados ao inicializar o Windows
5. Opte pelo modo Hibernação
em vez de escolher o Espera
6. Controle o horário de updates do sistema operacional