Entenda porque um Notebook não foi feito para jogos. Imparcialidades - 22/05/2015 16:11:12
Vários equipamentos que entram em manutenção, dependendo da faixa etária do usuário sempre tem joguinhos instalados , dos mais simples como Plants vs Zombies aos medianos como Counter Strike Source e dos mais avançados como GTA por exemplo.
Mas o que isso afeta no seu equipamento , é possível jogar no notebook sem afetar seu funcionamento?
A resposta é: Depende.
Bom primeiramente Notebooks de baixo custo não são projetados para jogar, entra nesta lista 80% dos notebooks populares do brasil
O porque?
Esses fabricantes não colocam sistema de refrigeração eficiente para altas sobrecargas de processamento conjunto CPU + GPU ( processador com placa de vídeo ) fazendo o equipamento trabalhar em altas temperaturas, em soluções NVIDIA e ATI o risco de problema de BGA é enorme , em soluções integradas como o intel HD graphics quem sofre são os reguladores de tensão do processador que podem parar de forma precosse. Então nada de jogos pesados em notebooks desta categoria. Entendendo do assunto:
Faz exatos 30 anos que o primeiro notebook foi lançado, para propósitos de trabalho e claro, mobilidade. Após todos estes anos, os notebooks, também conhecidos como laptops (têm o mesmo significado), conquistaram o gosto dos consumidores, tornando-o um dos aparelhos mais vendidos do mundo. Hoje, é bem provável que eles substituam os tradicionais desktops, menos para jogos… jogos considerados leves e que rodem em qualquer computador não são um problema, mas franquias como Call of Duty, Far Cry, Crysis, GTA entre outros, que exigem muito mais energia e performance do equipamento, são verdadeiros causadores de problemas.
Temperatura excessiva.
Este é o principal problema causado em um notebook quando se está jogando games pesados. Quando você inicia um game pesado, vários componentes do notebook são exigidos quase que ao máximo, são eles: Processador, Placa de Vídeo (Onboard ou Offboard), Memória RAM e Disco rígido (HD).
Com a soma de calor dissipado pelos 4 componentes, o notebook passa a esquentar mais, atingindo altas temperaturas como 80 ºC. A partir desta temperatura, o notebook começa a apresentar problemas como travamentos, ruído excessivo e quase todos apresentam desligamentos repentinos. Este desligamento é uma medida de segurança presente no processador. Quando as coisas estão ficando quente demais caso a temperatura esteja num nível extremamente crítico (acima de 83ºC), a máquina é instantaneamente desligada, para evitar a queima.
Além do risco de queima, a alta temperatura gerada por estes componentes ajudam a danificar e em até em alguns casos derreter os componentes internos da placa-mãe, como os transistores e capacitores…
Processador
O processador (CPU) é responsável por realizar os cálculos necessários para cada componente do jogo, desde o barulho do tiro até aonde a marca da bala vai aparecer na parede, por exemplo. Estes cálculos chegam a milhões por segundo. Os detalhes técnicos e características destas ações dos games ficam por conta da placa de vídeo, mas geralmente o processador acaba fazendo todo o processamento…
Um notebook geralmente possui uma placa de vídeo integrada, também chamada de placa de vídeo onboard. Esta placa de vídeo está embutida no chipset principal da placa-mãe, mas na nova geração de processadores da Intel (Core i3, Core i5, Core i7), a placa de vídeo está embutida dentro do próprio processador. Com isso, a temperatura no processador aumenta ainda mais.
A imagem ao lado mostra uma placa de vídeo externa para desktop. Existem dois tipos de placas de vídeo, as externas (Offboard) e as internas (Onboard). As Offboards são as que apresentam um desempenho superior, pois todo o processamento gráfico fica por conta dela, aliviando o processador e a memória RAM desta tarefa.
No notebook também temos as placas Offboard e Onboard, a diferença é: As duas são soldadas direto a placa mãe, enquanto no desktop nós podemos trocar a Offboard por outra melhor. A placa de vídeo onboard de um notebook está no chipset ou no processador (como falado anteriormente) e a placa de vídeo offboard está num chip dedicado, próximo ao chipset da placa-mãe. Obviamente, a placa de vídeo offboard do notebook tem um desempenho superior se comparado com uma onboard com características equivalentes, pois assim como a placa de desktop, ela alivia o trabalho do processador para a parte gráfica.
Então temos o dilema: Um notebook com placa onboard esquenta o processador e um com placa offboard esquenta o chip dedicado e os outros componentes que estão próximos… Qual deles usar? ... Calma vamos chegar lá .. antes disso falaremos do HD.
O Disco Rígido é responsável por armazenar e transferir os dados do jogo para o processador. Enquanto o jogo está rodando, os dados vão sendo armazenados na Memória RAM. O HD de um notebook gira em torno de 5400 à 7200 vezes por minuto, e este movimento gera calor. Como o HD do notebook fica numa posição que não facilita o dissipamento do calor (ao lado direito do touchpad), o calor gerado por ele é mantido no equipamento, ajudando a esquentar outros componentes.
Sendo assim , se você tem um notebook AMD turion , Core i5 , i7 com soluções hig-end ATI ou NVIDIA seu notebook pode ter certeza é preparado para games, notebooks com geforce 8400 e ATI 3200 e equivalentes são para jogos casuais e filmes em alta definição, placas integradas como intel HD e outras são para jogos mais antigos então não abuse do seu equipamento querendo jogar horas e horas sem parar todos os dias, a vida útil dele será menor pode ter certeza... em todos os casos quem curte jogar um game de ves em quando por algumas horinhas fica a dica: coloque o seu notebook em um local arejado , se possível utilizando de bases refrigeradas e esteja atento as temperaturas.
E faça peroódicamente uma manutenção preventiva no aparelho
Existe notebooks para jogos pesados? Sim!
Existem notebooks feitos exclusivamente para jogos, como os da marca AlienWare. Estes sim, dissipam o calor de uma forma muito eficaz e são extremamente potentes, de modo que um game pesado dificilmente use toda a capacidade de processamento do equipamento. mas claro não são nada portáteis e o preço dele aqui no Brasil vão lá nas nuvens…

Notebooks da marca Alienware são feitos exclusivamente para games pesados. Na imagem, um modelo recente com 2 placas de vídeo GeForce GTX 675M
Existem outras soluções como os aparelhos da marca avell e powernote , aparelhos que nos surpreenderam com a qualidade do produto em relação ao seu preço , configurações de alto nível e um projeto voltado para games ... vale a pena conferir.
O problema de aquecimento também ocorre no desktop comum, então por quê ele sim é recomendado para games, sendo que ele usa os mesmos componentes do notebook? Simples, o espaço físco do desktop é bem maior, consequentemente, todo o calor gerado pelo processador e placa de vídeo são dissipados de uma forma mais eficiente. Além disto, é possível adicionar coolers adicionais no gabinete, placa de vídeo, HD e até na memória RAM.
Já o Notebook, o espaço entre o dissipador do processador e a “carcaça” do notebook fica entre 2 e 3 cm. Com isso, boa parte do calor gerado ainda continua dentro do aparelho, por isso é normal sentir o notebook quente quando você usa ele no colo (as entradas de ar são tampadas) ou quando está jogando. O mesmo vale para o netbook e o recém-lançado Ultrabook que é ainda mais fino (1 cm de expessura).
Vale ressaltar que, não só os jogos pesados causam estes problemas no notebook, mas também os aplicativos de conversão e renderização como o Maya e o 3D Max, no momento de renderização dos filmes.
Notebooks para jogos: ATI, Nvidia ou Intel, qual escolher?
Nvidia: A ovelha negra, pesquisando na internet muito se fala dos defeitos de BGA nas Geforce, problema com soldas, superaquecimento, problemas de qualidade e projeto, que acontecem até hoje com as gráficas mais recentes para notebooks. O problema da NVIDIA é: Ela costuma pegar um chip que esta ficando velho, apenas coloca um nome diferente e vende como se fosse um novo modelo. Não que ela seja a única que faça isso, mas faz isso DIRETO, e praticamente 80% de suas gráficas são que nem os carros Fiat Uno, mudam as lanternas, e lançam como outro modelo "novo". Assim é a Geforce 6100 , 6150 e a série 7000M para notebooks que são A MESMA placa. Tem um ótimo desempenho em jogos mais pesados, quando se trata de desempenho tira isso de letra.. Se optar por NVIDIA não deixe seu equipamento sem manutenção periódica ( se o notebook for HP não deixe de esquecer mesmo ) o superaquecimento dela é mais crônico e seu notebook pode morrer com o defeito de BGA.
ATI: Um dia foi uma vilã com seus chips x200m, x1xxx, 2400, e 48xx, mas hoje em dia é uma boa pedida para notebook, não é um chip que esquenta muito, e é mais difícil ver um notebook com ATI pifado por culpa de superaquecimento ou solda (com exceção dos HPs). Ela também faz como a Nvidia, o “esqueminha” de renomear as vgas, mas não em larga escala. Geralmente as de desempenho médio viram entrada de linha, e as de laptop tem seu nome melhorado. Ela consegue rodar jogos com qualidade inferior do que as da Nvidia com mesma idade por conta dos drivers de vídeo. Não necessita de uma preocupação exagerada com manutenção, mas não deixe de pelo menos 1 vez ao ano verificar internamente e fique atento as atualizações de drivers para melhorar o desempenho.
Intel: Presente na grande maioria dos notebooks comuns, é um chipset frio, possui bom desempenho para elementos do windows, e é razoável para lidar com jogos antigos. A intel não costuma renomear suas placas, até porque até hoje só fizeram meia dúzia de gatos pingados por aí, ela costuma fazer vgas para rodar jogos de 2 anos antes de seu lançamento. Com a integração do HD graphics nos core i3 e i5 tornou-se nossa VGA favorita para notebooks de uso geral, mas atenção , muitos fabricantes agora SOLDAM os processadores nos notebooks baratos correndo o risco de dar o defeito de BGA. Se quer um notebook que não seja para jogos avançados mas que tenha durabilidade vá de INTEL.
VIA e SIS Esqueça jogos dos mais pesados até mesmo os mais leves, mal conseguem rodar GTA 3 de 2004, são muito utilizadas nas linhas Positivo e notebooks fabricados na CHINA , geralmente não dão problemas , e quando dão é por negligência de refrigeração por parte do fabricante que na grande maioria das vezes não coloca dissipadores de calor sobre os chips fazendo os mesmo esquentarem muito e até mesmo dando o defeito de BGA. Com a solução INTEL tão barata e acessível não recomendo a ninguém optar por estes aceleradores.
Eis a pergunta, compensa pagar R$ 5,000.00 num super notebook da AlienWare ou investir metade desse valor num desktop equivalente?